> >
Operação prende aliado de Marujo, líder de facção criminosa em Vitória

Operação prende aliado de Marujo, líder de facção criminosa em Vitória

Kaio Gabriel Lyra Delgado, de 23 anos, o KG, foi localizado em casa, no bairro Bonfim. Contra ele, havia um mandado de prisão preventiva por tráfico e associação para o tráfico

Publicado em 14 de outubro de 2021 às 16:04

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
tráfico em Vitória (PCV)
Kaio Gabriel Lyra Delgado, de 23 anos, conhecido como KG, é aliado de Marujo, líder do PCV. (Divulgação | Polícia Civil)

Integrante da cadeia de comando do Primeiro Comando de Vitória (PCV) e diretamente ligado ao líder da facção, Fernando Moraes Pereira Pimenta, o Marujo, foi preso nesta quinta-feira (14) Kaio Gabriel Lyra Delgado, de 23 anos, conhecido como KG. Contra ele, havia um mandado de prisão preventiva por tráfico de drogas e associação para o tráfico, expedido pela 1ª Vara Criminal de Serra. A prisão ocorreu na casa dele, no bairro Bonfim, na Capital.

Segundo as investigações do Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), KG ocupava posição de destaque no tráfico de drogas e é investigado em diversos inquéritos policiais que apuram homicídios cometidos na Grande Vitória.

O delegado Romualdo Gianordoli Neto, titular da DHPP, informou que Kaio já era um dos alvos da Operação Sicário. "O nome dele aparece em diversos Inquéritos Policiais que apuram homicídios cometidos na Grande Vitória e que são de autoria do grupo criminoso ao qual ele pertence”, disse.

Além de KG, outros dois indivíduos foram presos em flagrante nesta quinta-feira durante a ação na região do Território do Bem — que compreende o Bonfim, Bairro da Penha e adjacências, em Vitória. Um deles, um jovem de 23 anos, foi flagrado com uma pistola calibre 9 milímetros, com dois carregadores e 33 munições, além de cocaína e dinheiro. Levantamentos do DHPP indicam que o detido é gerente do Beco 11, no Bairro da Penha. Ele foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e posse ilegal de arma. Outro suspeito, de 25 anos, foi preso com 234 papelotes de cocaína. Ele foi autuado por tráfico de drogas.

Operação prende aliado de Marujo, líder de facção criminosa em Vitória
Tráfico PCV
Pistola com dois carregadores e 33 munições, bem como drogas, foram apreendidas nesta quinta (14). (Divulgação | Polícia Civil)

De acordo com informações da Polícia Civil, após os procedimentos de rotina, os detidos serão encaminhados ao Centro de Triagem de Viana. O material apreendido será periciado e, posteriormente, encaminhado para destruição.

QUEM É MARUJO?

Fernando Moraes Pereira Pimenta, de 29 anos, o Marujo, é apontado pela Polícia Civil como chefe e voz de comando da organização criminosa Primeiro Comando de Vitória (PCV), estando em primeiro da lista dos bandidos mais procurados do Espírito Santo.

Fernando Moraes Pereira Pimenta, o Marujo
Fernando Moraes Pereira Pimenta, o Marujo. (Divulgação/PCES)

Marujo seria o líder da organização criminosa que teve início no Bairro da Penha, em Vitória. Na hierarquia da facção, acima dele está Carlos Alberto Furtado da Silva, o Beto — que, segundo a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), cumpria pena no Presídio de Segurança Máxima II, em Vila Velha, e em 19 de julho deste ano foi transferido para um presídio federal.

Entre as diversas informações já divulgadas pela Polícia Civil, Marujo é descrito como um criminoso perigoso e que tem uma longa ficha criminal. Ele é considerado foragido desde 2017.

Marujo possui pelo menos cinco mandados de prisão em aberto com delitos diversos: homicídio qualificado, tráfico de drogas, associação ao tráfico e organização criminosa. Um dos mandados de homicídio é pela trama que levou à morte de Fernando Telles, no alto do Bairro da Penha, e contou com a colaboração de um advogado. O líder do PCV teria autorizado a execução e ordenado que o corpo fosse retirado do bairro para que não chamasse a atenção da polícia para o local.

OPERAÇÃO SICÁRIO

A equipe do Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) realizou, nesta quinta-feira, uma ação para o cumprimento de mandados de prisão remanescentes da Operação Sicário, que, desde setembro — quando foi iniciada, visando desarticular organizações criminosas responsáveis por ataques e homicídios registrados na Grande Vitória e no interior do Estado — já prendeu 22 pessoas, todas com mandados de prisão em aberto por envolvimento em crimes como homicídio e tráfico de drogas.

A ação desta quinta-feira contou com equipes do DHPP, da Gerência de Inteligência da Sesp (Gint), do Departamento Especializado em Investigações Criminais (Deic), da Superintendência Interestadual de Busca e Captura (Supic), da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), da Diretoria de Operações Táticas (DOT) da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e do Núcleo de Operações Táticas e Transporte Aéreo (Notaer), reunindo cerca de 50 policiais. As diligências tiveram início nas primeiras horas da manhã.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais