> >
Ônibus do Transcol circulam com escolta da PM em Nova Almeida, na Serra

Ônibus do Transcol circulam com escolta da PM em Nova Almeida, na Serra

Ônibus das linhas 806 e 873, que passam pelo bairro Parque das Gaivotas, estão retornando da rotatória de Nova Almeida, enquanto as linhas 854 e 886 fazem o trajeto com o auxílio de viaturas

Publicado em 29 de julho de 2022 às 09:10

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Ônibus do Transcol estão sendo abordados por policiais, que escoltam os coletivos que entram nos bairros
Ônibus do Transcol estão sendo abordados por policiais, que escoltam os coletivos que entram nos bairros. (TV Gazeta)

Depois dos confrontos armados com duas mortes, toque de recolher e ameaças a comerciantes, os ônibus ainda não voltaram a circular totalmente em Nova Almeida, na Serra, nesta sexta-feira (29). Segundo a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb/ES), as linhas 854 e 886 estão fazendo o trajeto completo, enquanto os ônibus das linhas 806 e 873 estão retornando da rotatória de Nova Almeida.

A repórter Gabriela Martins, da TV Gazeta, esteve na rotatória de Nova Almeida e apurou que a Polícia Militar reforçou o policiamento no bairro. Os coletivos que passam pelo local são parados por militares, que conversam com os motoristas e, em seguida, acompanham os ônibus que vão em direção ao interior dos bairros.

A Polícia Militar reforçou o policiamento em Nova Almeida nesta sexta (29)
A Polícia Militar reforçou o policiamento em Nova Almeida nesta sexta (29). (TV Gazeta)

Tanto a linha 806 quanto a 873 fazem o trajeto pelo bairro Parque das Gaivotas, que foi ponto central dos confrontos entre policiais e criminosos. Veja abaixo os itinerários:

Retornando da rotatória de Nova Almeida:

  • 806: T. Jacaraipe / Nova Almeida via Parque Gaivotas
  • 873: Parque Residencial Nova Almeida / T. Jacaraipe via Parque Das Gaivotas

Circulando com trajeto completo

  • 854: Praia Grande / T. Jacaraipe via Nova Almeida
  • 886: T. Jacaraípe / Bairro Direção via Av. São Pedro

Vídeo mostra pontos de ônibus lotados na manhã desta quinta-feira (28), em Nova Almeida, na Serra
Vídeo mostra pontos de ônibus lotados na manhã desta quinta-feira (28), em Nova Almeida, na Serra. (Leitor A Gazeta)

Os confrontos assustaram moradores de Nova Almeida na quarta-feira (27) e, na quinta-feira (28), ainda havia reflexos do caos vivido na região, quando os ônibus ainda não tinham voltado a circular.

Em entrevista à TV Gazeta na manhã de quinta-feira (28), o capitão Diego D’avilla, subcomandante da 14ª Companhia Independente da Polícia Militar, afirmou que a corporação ofereceu escolta para a circulação dos coletivos voltar à normalidade.

“Essa não descida dos ônibus à região da Grande Nova Almeida, composta por vários bairros, temos vários moradores, trabalhadores prejudicados. No que compete à Polícia Militar, a gente está enviando esforçados para que os ônibus voltem à normalidade, para trazer a normalidade e trazer segurança para aquela comunidade, para eles voltarem as suas atividades normais”, disse.

ENTENDA O CAOS EM NOVA ALMEIDA

Um homem identificado como Jeferson da Silva Oliveira, de 22 anos, morreu em uma ação policial no bairro nesta quarta-feira (27). Moradores relataram que, em retaliação à morte, criminosos instauraram um toque de recolher obrigando comerciantes a fecharem as lojas.

“Após o fato, um grupo de criminosos amedrontou moradores e comerciantes, tentando impor um toque de recolher. Parte desse grupo fez um movimento na entrada de Nova Almeida, colocou fogo em pneus, para tentar impedir o trânsito. Eles foram dispersos daquela localidade e se dirigiram ao posto da Polícia Militar no bairro, jogaram pedras e fogos de artifício", afirmou o subcomandante Diego D’avilla.

Aspas de citação

Três pessoas envolvidas foram detidas, dois deles são conhecidos da guarnição e um foi preso nesta semana duas vezes. Nós temos vários informes de que ele participa do tráfico de drogas e dessas ações para tentar se impor e causar terror

Diego D’avilla
Subcomandante da 14ª Companhia Independente da Polícia Militar
Aspas de citação

Com a chegada da polícia, indivíduos tentaram roubar um carro para fugir, mas não esperavam que o motorista era um policial de folga. Ele trocou tiros com os criminosos e acabou sendo atingido de raspão na mão. Um dos envolvidos também foi baleado na mão e socorrido.

Outro grupo ainda conseguiu roubar o veículo de um morador. O carro foi encontrado durante a tarde, jogado no Rio Reis Magos, em Nova Almeida.

Em meio à confusão, um homem foi encontrado caído na praça do bairro, baleado. "Socorremos esse outro cidadão que acabou vindo a óbito no hospital. Esse segundo foi resultado de toda essa situação, mas ainda vai ser verificado em qual momento ele foi baleado e de onde partiu o disparo. O que se sabe, até então, é que ele tem passagem por tráfico", Diego D’avilla.

“A gente tem recebido várias informações, nos ajudando, direcionando sobre esses criminosos, mas hoje tivemos registros de mais ameaças. O policiamento continua reforçado e vai permanecer assim enquanto os criminosos estiverem nesse intento”, finalizou o subcomandante.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais