> >
Major da Força Nacional: 'Vamos extinguir a criminalidade em Cariacica'

Major da Força Nacional: "Vamos extinguir a criminalidade em Cariacica"

A tropa da Força Nacional iniciou as atividades em Cariacica na última sexta-feira (30)

Publicado em 2 de setembro de 2019 às 12:11

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Major Naíma Huk Amarante, que comanda agentes da Força Nacional em Cariacica. (Vitor Jubini)

Três dias após iniciar as atividades da Força Nacional em Cariacica, a major Naíma Huk Amarante pediu paciência à população e garantiu que a tropa vai “extinguir a criminalidade em Cariacica”. Na manhã desta segunda-feira (02), a comandante dos agentes que patrulham as ruas concedeu entrevista à TV Gazeta.

Os 100 homens e mulheres da Força Nacional começaram a atuar no município da Grande Vitória nesta sexta-feira (30), com a missão de ajudar a reduzir os índices de criminalidade. O município, que tem mais de 300 mil moradores, é uma das cinco cidades no Brasil a fazer parte do projeto-piloto.

Major da Força Nacional - Vamos extinguir a criminalidade em Cariacica

“Esses primeiros três dias foram bem produtivos. A Força está atuando com nosso efetivo total. Tivemos três prisões. A média são 250 abordagens a pessoas e 50 veículos. Abordamos transporte coletivo, comércio, mas por enquanto, está pequeno o número de prisões e as apreensões”, disse, completando em seguida.

“Nós, inclusive, não tivemos folga no final de semana porque a Polícia Militar nos passou que, normalmente sexta e sábado, existem o bailes Mandelas e tem bastante ocorrência. Mas nesse final de semana foi diferente. Não teve baile, a criminalidade foi menor que normalmente acontece nos finais de semana, talvez em função da comunidade saber que a Força Nacional estaria na rua”, comentou.

A comandante da tropa destacou que, além do policiamento nas ruas, o projeto-piloto de segurança pública Em Frente, Brasil, do governo federal, prevê ainda a execução de ações sociais.

“Pode ser que agora (os bandidos) suspenderam a criminalidade, pode ser que diminua muito a criminalidade, mas a gente vai ficar aqui por um período bem consistente. Quando há ações sociais, a gente toma o espaço que a comunidade antes tinha. Então, a comunidade vai tomar o espaço que é direito dela e a criminalidade vai embora”, analisa.

Força Nacional atua no município de Cariacica, no Espírito Santo. (José Carlos Schaeffer)

Além das atividades de abordagem a pessoas, veículos e estabelecimentos, a Força Nacional também executa trabalhos de inteligência. Uma equipe de polícia judiciária investiga identificação e localização dos responsáveis pela criminalidade violenta: homicídios dolosos, feminicídios e estupros.

“Foram plotados locais, as áreas de interesse operacional onde esses crimes mais acontecem e estamos agindo nesses locais. Com nossa equipe de investigação, vai sim se descobrir as facções criminosas para daí, então, agir. A comunidade tenha um pouco mais de paciência, porque a gente vai, sim, extinguir a criminalidade em Cariacica.”

FOLGA

De folga nesta segunda-feira (02) e terça-feira (03), os agentes da Força Nacional que estão atuando em Cariacica só devem voltar às ruas no final da tarde de quarta-feira (04).

Essa escala, segundo a major Naíma Huk Amarante, que comanda a tropa ostensiva, foi feita para o que o trabalho da Força foque nos dias e horários com maiores índices de criminalidade.

"Vai de acordo com os índices de criminalidade. Na semana passada, nos verificamos os índices e datas e horários com menor índice de criminalidade e foram nessas datas que se deu a folga para o efetivo", explica a comandante.

Durante a folga de mais de dois dias, os militares podem sair dos alojamentos, mas não podem deixar a Grande Vitória porque ficam de sobreaviso caso surja alguma ocorrência mais grave.

"A gente está pronto para a missão todos os dias. Nos dias que os policiais não estão atuando, eles podem ser chamados a qualquer momento", reforça Naíma.

Este vídeo pode te interessar

Com informações de Fabíola de Paula, da TV Gazeta

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais