> >
Integrantes de facção do Bairro da Penha são presos em operação

Integrantes de facção do Bairro da Penha são presos em operação

Jhon Lenon Santos João e Kleber de Oliveira Júnior foram presos no último sábado (2). Eles são acusados de ataques na Ilha do Príncipe

Publicado em 3 de maio de 2020 às 14:02

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Operação policial no bairro São Benedito, no Beco Maria José Mariana Domingos, que resultou na prisão de dois homens, um deles Jhon Lenon Santos João, vulgo “Jhon Lenon”.
Operação policial no bairro São Benedito. (Divulgação/Sesp)

Uma ação conjunta entre as polícias Civil e Militar resultou na prisão de dois importantes membros do Primeiro Comando de  Vitória (PCV) neste sábado (2). A facção exerce fortemente o tráfico de drogas em seis bairros de Vitória, tem como núcleo o Bairro da Penha e Conta com Trem Bala, o braço armado da organização criminosa.

Pela manhã, no bairro São Benedito, foi preso Jhon Lenon Santos João, de 29 anos. Outro suspeito, que não teve o nome divulgado, também foi autuado em flagrante. A tarde foi a vez de Kleber de Oliveira Júnior, o Oswaldinho, de 29 anos, ser preso próximo à área comercial do bairro Jucutuquara, em Vitória.  

Oswaldinho, junto com John Lenon, foram responsáveis por diversos ataques a grupos criminosos rivais na Ilha do Príncipe, Morro do Quiabo e outras localidades, segundo a Polícia Civil. 

A ação foi desenvolvida pelo Departamento Especializado em Investigação Criminal (Deic), que na noite da última quinta-feira (30) já havia prendido Washington Damázio da Silva, o Damázio, 24 anos, sobrinho do chefe da facção Carlos Alberto Furtado, o Beto, de 40 anos, preso na Penitenciária de Segurança Máxima 2, em Viana. 

Damázio estava foragido desde o Natal de 2019, quando deixou o presídio após receber o benefício da saída temporária e não retornou.

Com Jhon Lenon, foram encontrados uma pistola calibre .40, numeração raspada, com 21 munições do mesmo calibre, 317 buchas de maconha, material para embalo de drogas e dois rádios comunicadores. Ele é investigado pela Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vitória como sendo autor de vários homicídios ocorridos na Ilha do Príncipe.

Segundo informações da polícia, Jhon é apontado como a liderança escolhida pela organização criminosa atuante no Bairro da Penha para efetuar “ataques” no bairro Ilha do Príncipe e assumir o controle do tráfico de drogas.

 Ele e o outro homem preso na mesma operação foram atuados em flagrante. Os dois foram encaminhados ao Centro de Triagem de Viana, onde permanecem à disposição da Justiça.

MAIS PRISÕES

A polícia também prendeu, por volta das 17 horas, Kleber de Oliveira Júnior, o Osvaldinho, 29 anos. Ele  estava em um Fiat Palio de cor branca. Com ele, foi encontrada a quantia de R$ 120. Ao sair do carro, o suspeito jogou o celular no chão, pisou e quebrou o aparelho.

Havia um mandado de busca e apreensão para a residência de Kleber. No local, foram encontrados R$ 1.875 em dinheiro e um revólver de calibre 32, sem munições. Ele tinha um mandado de prisão em aberto por homicídio. 

PROCURADO PELA POLÍCIA

Fernando Moraes Pereira,  o Marujo, procurado pela polícia
Fernando Moraes Pereira, o Marujo, procurado pela polícia. (Divulgação/Sesp)

Ainda continua foragido Fernando Moraes Pereira Pimenta, o Marujo. Ele é considerado um dos bandidos mais procurados do Estado. Foragido desde 2017 e com pelo menos quatro mandados de prisão em aberto,  Marujo é a  liderança do tráfico que segue as ordens de Beto.

Quem tiver alguma informação sobre o paradeiro do Marujo deve ligar para o Disque Denúncia, pelo telefone 181.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais