> >
ES fecha julho com menor número de homicídios em 29 anos

ES fecha julho com menor número de homicídios em 29 anos

Espírito Santo acumulou  65 assassinatos no último mês, número 29% menor quando comparado ao mesmo período de 2024, quando o total foi de 90 mortes

Lucas Gaviorno

Estagiário / [email protected]

Publicado em 1 de agosto de 2025 às 16:13

Espírito Santo registrou o menor número de homicídios desde 1996, com 443 registros de assassinatos de janeiro a julho deste ano. Em comparação com o mesmo período do ano passado, o Estado registrou 526 casos, com uma redução de 15,8%. Somente em julho, 65 homicídios foram cometidos no território capixaba, representando uma queda de 29% em relação ao mesmo mês de 2024, que contabilizou 90 assassinatos.

00:00 / 01:36
ES fecha julho com menor número de homicídios em 29 anos

O número de homicídios diminuiu em todas as regiões no mês passado, com a região Serrana tendo a queda mais acentuada. Já a região Norte apresentou a menor redução.

  • Região Serrana: queda de 38,7%
  • Região Sul: queda de 24,5%
  • Região Noroeste: queda de 17,5%
  • Grande Vitória: queda de 13,1%
  • Região Norte: queda de 10,3%

O governador Renato Casagrande afirmou que investimentos estão sendo feitos para reduzir a quantidade de homicídios no Espírito Santo, além de outros crimes. "Essa redução de 15% nos homicídios nesse período mostra que o Programa Estado Presente em Defesa da Vida tem seguido no caminho certo. Estamos sempre em constante evolução das nossas ações, trazendo novidades, como os Totens de Segurança que começaram a ser instalados nesta semana", disse.

Feminicídios também diminuiu

O número de feminicídios também diminuiu no Estado entre janeiro e julho, com 16 casos. No mesmo período do ano anterior, o Espírito Santo contabilizou 27 registros, representando uma queda de 40,7% em crimes de gênero.

Dados do Mapa da Paz do Observatório da Segurança Pública, o Estado registrou 1 caso de feminicídio no mês de julho, sendo que a Grande Vitória está há mais de 60 dias sem registrar crime do tipo.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais