Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Acabou preso!

Capixaba membro de facção troca tiros com policiais em São Paulo

Samuel Gonçalves, o Catraca, possui 16 mandados de prisão em aberto no Espírito Santo e estava foragido há 3 anos

Publicado em 08 de Outubro de 2019 às 17:00

Glacieri Carraretto

Publicado em 

08 out 2019 às 17:00
Samuel Gonçalves Rodrigues, o Catraca Crédito: Divulgação/ Polícia Civil
Apontado como membro do Primeiro Comando da Capital (PCC), de São Paulo, o capixaba Samuel Gonçalves Rodrigues, o Catraca, de 27 anos, foi preso após trocar tiros com policiais civis, na cidade de Sorocaba, em São Paulo, na tarde de segunda-feira (07).
De acordo com a Polícia Civil do Espírito Santo, Catraca possui 16 mandados de prisão preventiva pendentes - até agosto de 2019. Ele é investigado por liderar gangues de traficantes de drogas e por envolvimento em assassinatos em Vila Velha.
Durante investigações de tráfico de drogas na cidade de Itu, em São Paulo, a polícia civil paulista chegou até a identificação de Catraca e mais dois comparsas O trio foi abordado no bairro Éden, já na cidade vizinha à Itu, Sorocaba.
“Durante a abordagem, Samuel atirou contra os policiais, que revidaram aos tiros. Ele foi baleado e acabou preso junto com um comparsa. Já  o terceiro comparsa tentou escapar correndo, subiu em telhados e conseguiu entrar no sótão de uma casa, onde foi cercado e preso”, detalhou Dêni Silva, coordenador do Grupo de Operações Especiais (GOE), que ajudou na operação.
Segundo Dêni Silva, o único a atirar contra a polícia foi Samuel Catraca, que estava armado com um revólver calibre 38. A arma foi apreendida. “A investigação é dos policias da cidade de Itu, mas pelo que sabemos ele é um dos cabeças do PCC no Espírito Santo e já vinha à São Paulo negociar compra de drogas”, pontuou o coordenador do GOE.
No local da abordagem também foram apreendidos dois veículos, um Vectra e um Voyage, ambos com placas regularizadas. Nos carros foram apreendidas balança de precisão, maconha e cocaína. A quantia exata não foi informada.Samuel continua internado no Hospital de Sorocaba, em São Paulo, sob escolta de policiais.
Samuel Gonçalves Rodrigues, o Catraca Crédito: Divulgação/ Polícia Civil

ATUAÇÃO NO ES

Informações da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vila Velha, apontam que Catraca atua nos bairros Ulisses Guimarães e 23 de Maio. O criminoso capixaba teria se tornado membro da facção Primeiro Comando da Capital (PCC), de São Paulo.
Catraca disputa território com traficantes das Gangues da Carroça e do Beco, em Ulisses Guimarães, para expandir o território dominado pelos soldados do tráficos. Nessa articulação, ele seria responsável por ordenar a expulsão de moradores de determinadas áreas, impor ataques e fazer coligação com traficantes de outros bairros como Ilha da Conceição. 
Catraca já foi preso por porte ilegal de arma de fogo e por envolvimento em homicídios. Atualmente, segundo a polícia, Catraca comanda a Gangue da Pracinha, no bairro Ulisses Guimarães, e também o tráfico em 23 de Maio.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Editais e Avisos - 17/06/2026
Facilitar o investimento privado é melhorar a vida nas cidades
Cartórios - 17/06/2026

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados