Reporter / bruno.cunha@redegazeta.com.br
Publicado em 12 de maio de 2025 às 18:34
Uma operação conjunta entre a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) e a Prefeitura de Vila Velha resultou no resgate de uma cadela em grave estado de saúde, na manhã desta segunda-feira (12), no bairro Terra Vermelha. A cadela, em fase de amamentação, foi encontrada debilitada, com sinais evidentes de desnutrição e possível infecção causada por carrapatos.
Em nota, o delegado Leandro Piquet, responsável pelo Núcleo de Proteção Animal da DEPMA, disse que a denúncia de maus-tratos levou a equipe ao local, onde foi constatado que o animal não conseguia se alimentar adequadamente, mesmo enquanto cuidava dos filhotes.
"Ela estava muito debilitada, perdeu muito peso e, apesar de estar amamentando, não conseguiu se alimentar adequadamente. A situação era crítica", detalhou o delegado na nota.
Durante a vistoria, a Polícia Civil e a equipe da prefeitura verificaram que a tutora da cadela vinha tentando reverter o quadro clínico do animal, apesar das dificuldades. Diante disso, a Prefeitura de Vila Velha forneceu apoio com a entrega de 15 quilos de ração, medicamentos e o encaminhamento da tutora ao programa municipal de castração.
O animal foi imediatamente retirado do local e está recebendo cuidados veterinários. Após a recuperação, a cadela será devolvida à tutora, que continuará sendo acompanhada pelos serviços de bem-estar animal do município.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta