> >
Bandidos clonam número de capixaba e aplicam golpe por WhatsApp

Bandidos clonam número de capixaba e aplicam golpe por WhatsApp

Suspeito usou  contato de empresária que estava em um site de vendas para chegar até a vítima e conseguir informações

Publicado em 8 de fevereiro de 2020 às 20:20

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Golpe por WhatsApp: contatos das vítimas recebem mensagem pedindo dinheiro. (Pixabay)

Uma empresária de 48 anos foi alvo de golpistas após ter seu número de telefone clonado e o WhatsApp roubado na última terça-feira (04) . Os suspeitos enviaram mensagens pedindo que os contatos da capixaba realizassem o pagamento de contas para eles. A moradora da cidade de Vila Velha é mais uma das inúmeras vítimas de golpes que estão sendo aplicados pelo país.

De acordo com a empresária, tudo começou com um anúncio que colocou em um site de vendas on-line. Um homem ligou para ela se passando por funcionário da loja. Na conversa, o atendente perguntou se ela havia feito o anúncio de venda de uma mesa. Ela consentiu e foi então que o golpista disse que tinham aberto uma reclamação contra ela, pois não conseguiam entrar em contato pelo número informado no site. 

"Eu prontamente disse que o mesmo telefone que ele estava falando comigo era o que estava no anúncio. O golpista disse que precisava encerrar a 'reclamação' através do protocolo que eu receberia via SMS. Recebi o SMS e não percebi que se tratava do código de acesso que obtemos quando instalamos o WhatsApp. Infelizmente, passei o código para o golpista que logo conseguiu clonar meu aplicativo. O infeliz pegou as minhas últimas conversas, que eram com minha irmã e a minha filha, e pediu dinheiro", lembrou a empresária.

Ela conta que a irmã, na inocência, acabou caindo no golpe, pois acreditava que estava conversando com a empresária (veja a foto da mensagem no final da matéria). Já a filha estranhou a conversa e entrou em contato com ela.

Aspas de citação

Logo descobrimos que o meu WhatsApp tinha sido clonado. Não desejo para ninguém o que passei, foi muito chato e ainda mais a minha irmã, que perdeu mais de R$ 900. O telefone de origem do golpista era de São Paulo. Normalmente não atendo ligações de outros Estados, mas naquele dia resolvi atender

Vítima do golpe
empresária, 48 anos
Aspas de citação

Ela afirma ainda que a maior preocupação foi o que o golpista faria com os seus contatos. Além da irmã e da filha, outros contatos e grupos que tinham os números no aplicativo receberam mensagens. "Depois disso ativei a verificação em duas etapas. Se tivesse feito isso antes, não teria passado por todo esse transtorno. A minha história fica como um alerta para as pessoas", expõe.

O crime foi registrado na 2ª Delegacia Regional de Vila Velha na tarde da última terça-feira (04).

Empresária de 48 anos fui alvo de golpistas após ter seu número de telefone clonado e o WhatsApp roubado . (Arquivo pessoal)

AUMENTE A SEGURANÇA DO SEU WHATSAPP

Uma das ferramentas para aumentar a segurança do alicativo é ativar a notificação de segurança. Dessa forma, sempre que o código de segurança de um contato mudar, o usuário recebe uma mensagem com essa informação. Se logo após receber essa informação, o amigo fizer um pedido de empréstimo, é preciso desconfiar. Para ativar a notificação, o passo a passo é: 

  • Abra o aplicativo e vá até a aba "Configurações" (no Android) ou "Ajustes" (iOS) 
  • Escolha o item "Segurança" e ative a opção "Mostrar notificações de segurança" 

Este vídeo pode te interessar

Outra boa dica é usar o sistema de segurança do próprio WhatsApp, que tem verificação em duas etapas para impedir o acesso de terceiros. Para ativar a verificação em duas etapas, é preciso seguir o passo a passo: 

  • Vá novamente na aba "Configurações" (no Android) ou "Ajustes" (iOS)
  • Escolha o item "Conta"
  • Selecione "Verificação em duas etapas" e clique em "Ativar"

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais