> >
Amigo matou feirante em Vila Velha após cobrança por uso indevido de dinheiro

Amigo matou feirante em Vila Velha após cobrança por uso indevido de dinheiro

Investigação da polícia concluiu que Arnildo Friedrich foi assassinado por exigir a devolução dos R$ 50 mil reais depositados por ele na conta do suspeito, que usou, indevidamente, o dinheiro da vítima

Publicado em 8 de fevereiro de 2024 às 15:51

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Feirante foi assassinado no dia 7 de janeiro enquanto estava dentro de um caminhão.
Feirante foi assassinado no dia 7 de janeiro enquanto estava dentro de um caminhão. . (Reprodução)
Mikaella Mozer
Repórter / [email protected]

O feirante de 36 anos morto enquanto saia de casa, no bairro Ataíde, em Vila Velha, no dia 7 de janeiro, foi assassinado por motivação financeira. O suspeito de ser o mandante e executor do crime havia usado R$ 50 mil da vítima, Arnildo Friedrich, sem o consentimento dele. Ao ser descoberto o uso, não quis devolver a quantia, e planejou o crime, segundo a Polícia Civil (PC).

“Descobrimos que a vítima tinha um amigo, dono de um açaí, de quem tinha pedido para usar a conta corrente e a máquina de cartão de crédito para movimentar o dinheiro da feira. A solicitação se deu por ele estar com as contas bloqueadas, devido a um processo de divórcio. A vítima começou a usar, mas dois meses depois suspeitou do amigo porque o dinheiro que estava na conta não batia com o depositado”, explicou o delegado Christian Waichert, da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa.

Ao ser questionado sobre o sumiço do dinheiro, o suspeito negou e parou de responder o feirante. Conforme a corporação, foi nesse momento em que o começou a ser planejada a morte. Isso porque o amigo não queria mais ser cobrado, pois já havia gasto o dinheiro com festas e bebidas, de acordo com a PC. Como conhecia a rotina de Arnildo e por já ter trabalhado nas mesmas feiras, decidiu matá-lo. 

Com a ajuda de um funcionário, o comerciante chegou no horário que normalmente a vítima saía de casa. Os dois foram com um carro até a rua onde o feirante morava, esperaram ele sair e cometeram o crime, por volta das 2h da manhã, mas com a intenção de parecer um latrocínio, de acordo com a PC.

Amigo matou feirante em Vila Velha após cobrança por uso indevido de dinheiro

“Identificamos que não era roubo seguido de morte porque o feirante saiu correndo para se salvar. Com essa dinâmica deu para saber que não era roubo, mas execução, pois continuaram atirando na vítima”, explicou o delegado.

Carro ajudou a identificar

No começo das investigações duas linhas de investigações foram abordadas primeiro: passional e latrocínio. Porém, as duas foram descartadas por falta de provas. A polícia contou que chegaram aos suspeitos e descobriram a motivação ao encontrarem o carro usado no crime.

Com o veículo, a equipe policial descobriu um dos participantes do crime. Após encontrá-lo, os policiais identificaram a ligação com o amigo da vítima, que usou o dinheiro.

“Levantamos a vida pregressa dele, Arnildo não tinha envolvimento com tráfico, não tinha inimizades, não tinha motivação clara para justificar a execução. Quando chegamos ao carro descobrimos essa ligação. A arma era desse funcionário e foram sete disparos atingidos. Depois do crime, o amigo foi deixado na distribuidora para comemorar a execução”, contou a polícia.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais