Morreu na quarta-feira (20) Leonilda Gava Barros, conhecida como “Dona Nega”, primeira mulher a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo. Leonilda foi eleita vereadora em 1989 e homenageada no legislativo municipal em 2019, além de nomear a Ouvidoria da Mulher, criada para garantir acolhimento e orientação a mulheres vítimas de violência na cidade.
O presidente da Câmara, vereador Alexandre Maitan (União Brasil), lamentou a morte dela e destacou a importância histórica.
“Dona Nega foi um símbolo de coragem e representatividade. Em um período em que poucas mulheres se faziam presentes na política, ela mostrou força e determinação. Seu legado continuará vivo na história do nosso município e na luta por mais mulheres ocupando espaços de decisão. Em nome da Câmara Municipal, deixo nosso respeito e solidariedade aos familiares e amigos”, disse.
Este vídeo pode te interessar
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.