> >
Irmãos com doença rara mobilizam população de São Roque do Canaã

Irmãos com doença rara mobilizam população de São Roque do Canaã

Luiz Henrique e Gabriel, de 12 e 15 anos, nasceram com epidermólise bolhosa; família conseguiu uma casa nova por causa da solidariedade de quem mora na cidade

Publicado em 12 de setembro de 2019 às 14:17

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Sem contato físico, Gabriel Degaspari, de 15 anos, brinca com o irmão mais novo. (Reprodução | TV Gazeta Noroeste)

Um simples abraço ou um banho quente pode machucar. Parece difícil crer nesse cenário, mas esta é a realidade enfrentada pelos irmãos Luiz Henrique e Gabriel Degaspari, de 12 e 15 anos de idade, respectivamente. Nascidos em São Roque do Canaã, no Noroeste do Estado, eles têm uma doença genética rara chamada epidermólise bolhosa, que torna a pele extremamente sensível.

Portadores do tipo severo da doença, eles sofrem com qualquer contato físico, já que a mínima pressão ou atrito gera bolhas na epiderme que, depois, se transformam em feridas profundas. A rotina, portanto, exige diversos cuidados, como a troca diária de curativos especiais que cobrem a maior parte do corpo dos meninos, após, claro, um delicado banho.

Epidermólise bolhosa causa feridas na pele . (Reprodução | TV Gazeta Noroeste)

De acordo com a mãe Marleide Strelow Degaspari, apenas o gasto com a bandagem soma cerca de R$ 112 mil mensais. “Conseguimos receber esse material pelo SUS, o que é bom já que ele projete e ajuda na cicatrização da pele sem arranhá-la, como era o caso das gazes que utilizávamos antes. Sem esses cuidados, as lesões poderiam sangrar e inflamar”, explicou.

Luiz Henrique Degaspari, de 12 anos. (Reprodução | TV Gazeta Noroeste)

Tornando a situação ainda mais delicada, o caçula também possui uma anemia aplástica, que faz com que a medula não produza a quantidade suficiente de hemácias. Consequentemente, Luiz Henrique precisa passar por transfusões sanguíneas a cada duas semanas. Juntos, os dois quadros clínicos geram gastos com viagens frequentes a Vitória.

MUDANÇA DE ENDEREÇO GRAÇAS À SOLIDARIEDADE

Para tentar facilitar o caminho até a capital capixaba, a família mora desde o início do ano em uma casa emprestada, que fica na sede de São Roque do Canaã. “A gente morava em Santa Júlia, que fica no interior do município, a mais ou menos 20 km daqui. Como a estrada até lá era de terra, o deslocamento era bem complicado”, contou Marleide.

Dona de casa, a mãe Marleide Strelow Degaspari é grata por toda a ajuda da população de São Roque do Canaã. (Reprodução | TV Gazeta Noroeste)

De acordo com ela, o ato de bondade mostrou-se essencial há poucos meses. “Em maio, o Luiz Henrique teve uma crise e precisamos correr para o pronto atendimento daqui da cidade. De lá, ele precisou ser transferido para Colatina e depois para Vitória. Se não estivéssemos aqui, não sei o que teria acontecido com ele”, lembrou.

A UNIÃO FAZ A FORÇA: SOCIEDADE MOBILIZADA

E há uma nova mudança à vista. Nas próximas semanas, a família deve se mudar para uma casa nova e mais arejada que a atual – fator importante, já que o calor também pode provocar lesões na pele dos irmãos. Tudo graças à mobilização dos moradores e empresários locais que se organizaram em um grupo chamado “A união faz a força”.

Nova casa está sendo construída com doações, no bairro São Roquinho. (Reprodução | TV Gazeta Noroeste)

No final do ano passado, cada integrante contribuiu como pôde para realizar um evento beneficente e arrecadar dinheiro para ajudar a família. Ao todo, eles conseguiram juntar R$ 90 mil, que foram gastos na compra de um lote no bairro São Roquinho, de materiais de construção e até de móveis para a nova residência.

8 CASOS A CADA 1 MILHÃO DE PESSOAS

De acordo com informações da Debra, que é um cadastramento nacional de pessoas com epidermólise bolhosa, a estatística mundial aponta oito casos a cada um milhão de pessoas, o que significaria 1600 portadores brasileiros. No Espírito Santo, há apenas 26 casos registrados e somente oito deles são do tipo severo, que acomete os irmãos.

EVOLUÇÃO DAS CRIANÇAS BORBOLETAS

Há quatro anos, Luiz Henrique e Gabriel são atendidos voluntariamente pela médica Rosalie Matuk Fuentes Torrelio, em Vitória. “Durante esse período de acompanhamento, pudemos ver uma melhora no quadro, graças a esforços interdisciplinares com médico, dentista, nutricionista e fisioterapeuta”, disse.

A médica Marleide Strelow Degaspari atende os irmãos voluntariamente há quatro anos. (Reprodução)

Este vídeo pode te interessar

De acordo com ela, os portadores da epidermólise bolhosa são conhecidos como “borboletas”, por causa da comparação da fragilidade da pele destas pessoas com a da asa destes animais. “Embora não seja contagiosa, quem tem essa doença ainda sofre com muito preconceito. Por isso é importante falar a respeito”, defendeu.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais