> >
Vila Velha dá ordem para desmontar cervejaria nos fundos de creche

Vila Velha dá ordem para desmontar cervejaria nos fundos de creche

Cervejaria interditada funcionava nos fundos da creche, onde 10 crianças e 4 funcionários apresentaram sintomas de infecção

Publicado em 31 de março de 2019 às 14:55

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Cervejaria artesanal funcionava nos fundos da creche onde as crianças passaram mal na Praia da Costa, em Vila Velha. (Divulgação)

A prefeitura de Vila Velha determinou que os donos da creche particular investigada após diversos casos de infecção intestinal desmontem toda a estrutura de uma cervejaria artesanal que funcionava nos fundos do prédio. De acordo com a subsecretária de Assistência à Saúde da cidade, Stella Dias, a existência de uma cervejaria no espaço era irregular. Segundo ela, a ordem para o desmonte foi dada na sexta-feira (29) e a prefeitura irá conferir, nesta segunda-feira (1), se os equipamentos foram retirados do local.

Nesse espaço foi encontrada uma bactéria que tem capacidade de provocar sintomas semelhantes aos apresentados por alunos e funcionários que passaram mal de diarreia. O local para produção de cerveja artesanal tem acesso separado apenas por um portão, e pertencia aos donos da creche.

Embora tenha sido constatado que a produção é para consumo próprio, a prefeitura afirmou que não havia autorização para esta atividade no local. A subsecretária de Assistência à Saúde também afirmou que o município aguarda outros resultados de amostras de água coletadas na cervejaria e também em chafariz que funcionava no pátio da escola.

Vila Velha dá ordem para desmontar cevejaria nos fundos de creche

“A cervejaria não poderia funcionar naquele local. Na sexta-feira (29) mesmo foi dada a determinação para que tudo fosse desmontado e retirado de lá. Já apresentamos os resultados de alguns exames, mas ainda faltam outros resultados. Em alguns casos, é preciso esperar por até cinco dias para que a bactéria existente na água seja identificada com precisão”, explicou Stella Dias.

O reservatório de um chafariz também é alvo da investigação da prefeitura. O brinquedo fica no pátio da creche e era usado para recreação das crianças. Laudos apontaram que a água usada no chafariz estava impura: foram apontadas mais de 200 colônias de coliformes totais em amostra de 100 mililitros.

A água usada no chafariz não é corrente. Ela circula e fica armazenada em uma espécie de cisterna ou reservatório. Segundo a Vigilância Sanitária Municipal, o ideal é que a água fosse corrente. Diante dos laudos dos dois espaços - cervejaria e chafariz - a creche foi interditada pela prefeitura.

Creche interditada na Praia da Costa, em Vila Velha. (Reprodução)

INFECÇÕES EM 10 CRIANÇAS E 4 ADULTOS

Os casos de gastroenterite em alunos e funcionários da creche começaram no dia 15 de março e a prefeitura da Vila Velha afirma que foi notificada sobre o problema no dia 22. Entre as 14 pessoas que tiveram sintomas da infecção, foram 10 crianças e 4 adultos. O menino Theo Cipriano, de 2 anos, era um dos alunos em estado mais grave e morreu na última quarta-feira.

Este vídeo pode te interessar

Outros cinco alunos da creche continuam internados ainda neste domingo (31): dois em Vila Velha, dois em Vitória e uma na Serra. A menina internada na Serra está em estado grave, porque os rins não estão com o funcionamento adequado e ela precisa realizar hemodiálise. As famílias não autorizam a divulgação do estado de saúde das crianças internadas em Vitória e Vila Velha.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais