Publicado em 24 de agosto de 2019 às 14:28
Antes prevista para começar em agosto, a troca do asfalto por uma pavimentação de concreto na Avenida Vitória, na capital, vai ficar para setembro. A substituição será em apenas uma faixa em cada um dos dois sentidos, a faixa de rolamento do canto, mais usada por ônibus e outros veículos mais pesados.>
As obras devem durar de 10 meses a um ano e incluem também a construção de uma ciclovia no canteiro central da avenida e o recapeamento asfáltico das outras faixas em toda a pista, da entrada da Avenida César Hilal até a região do Colégio Estadual de Vitória, já chegando próximo à Curva do Saldanha. O investimento na obra será de R$ 18 milhões, recursos provenientes do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).>
Segundo o secretário executivo da Central de Serviços de Vitória, Weverton Moraes, o atraso de um mês para o começo das intervenções foi devido ao processo licitatório, que teve questionamentos de empresas que não venceram a licitação.>
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"Nós vamos ter que adiar um pouco porque no certame licitatório teve alguns questionamentos, que são comuns em uma licitação, que já foram respondidos e sanados", explica.>
Além da reabilitação viária, será implantada uma via de ciclovia no canteiro central da Avenida Vitória com guarda-corpo, nova sinalização e urbanismo. A escolha da avenida Vitória para ser a primeira da >
cidade a receber o restauro se deve a um estudo que apontou a via como a mais prejudicada pelo grande fluxo de veículos. Já a faixa do canto vai receber o concreto porque é nela onde há um maior impacto por causa da circulação de ônibus e carros mais pesados.>
A camada de concreto, de acordo com o secretário executivo da Central de Serviços de Vitória, vai aumentar a durabilidade da pista.>
"No que tange à pista de rolamento de concreto, o ganho é maior porque a vida útil do concreto chega a ser três vezes maior. Tem uma baixa manutenção também e aguenta mais os veículos pesados" argumenta.>
Na Avenida Vitória, os motoristas relatam alguns problemas. O motorista de aplicativo Cesar Oliveira destaca os desníveis na pista. "Principalmente nessa faixa lateral mesmo, onde circulam os ônibus. Isso precisa ser resolvido para evitar acidentes", pontua.>
Durante as obras na avenida Vitória, a equipe de trabalho vai manter liberadas duas faixas de rolamento, além de apontar rotas alternativas para amenizar os problemas no trânsito.>
A Prefeitura de Vitória planeja essa troca de asfalto por concreto em outras avenidas da Capital que já apresentaram problemas de buracos e desnível no asfalto, conforme reportagens do Gazeta Online, como a Reta da Penha, na Avenida Beira-Mar e na Avenida Cesar Hilal. No entanto, para essas avenidas, ainda não há previsão de início das intervenções.>
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