> >
Tempestade 'Iba' começa a perder força a partir desta quarta-feira

Tempestade "Iba" começa a perder força a partir desta quarta-feira

Até amanhã à noite, a tempestade tropical Iba, que significa "ruim" em tupi-guarani, deve ser reclassificada como pressão atmosférica comum

Publicado em 26 de março de 2019 às 14:30

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Imagens de satélite mostram tempestade tropical "Iba" na costa do Espírito Santo. (Reprodução/Twitter/MetOfficeStorms)

A tempestade tropical Iba deve enfraquecer gradualmente a partir desta quarta-feira (27). Hoje, o fenômeno ainda tem força para se manter como tempestade, mas tende a ficar mais fraco e deve ser classificado como depressão tropical, uma categoria abaixo de tempestade tropical.

De acordo com o Climatempo, a mudança deve acontecer até o período da manhã desta quarta-feira e, até a noite, essa queda de força deve ser ainda maior, chegando à classificação de baixa pressão atmosférica comum.

IMPACTOS ESPERADOS SOBRE O MAR

 

Os ventos fortes e a chuva da tempestade tropical Iba atuam apenas sobre o mar. A previsão da StormGeo é de que Iba permaneça um pequeno ciclone tropical. Os ventos com força de tempestades tropicais devem ser ficar restritos a uma distância de 83 km a 93 km do centro. O mar a leste e sudeste do centro devem ter altura de 2 a 3 metros.

VENTOS CHEGARAM A 101 KM/H EM ALTO-MAR NO ES

A Marinha do Brasil emitiu um comunicado nesta segunda-feira (25) informando que a Tempestade Tropical "Iba" atingiu a intensidade máxima dos ventos — e chegou a 101 km/h em alto-mar às 15h desta segunda-feira (25), em um círculo de 185 quilômetros em torno da posição de seu centro apenas na região marítima.

O deslocamento de "Iba" continua previsto predominantemente para o Sul, com leve componente para Oeste até esta segunda-feira (25), quando se espera que passe a se deslocar para o Leste até terça-feira (26) à noite, se afastando da costa do Espírito Santo.

Ainda assim, os efeitos da tempestade podem continuar a ser sentidos no litoral sul do Estado da Bahia e deve continuar influenciando, ainda, o litoral Norte do Rio de Janeiro. Por lá, são esperados ventos fortes com previsão de mar grosso a muito grosso no mesmo trecho do litoral, com ondas entre 3 e 5 metros em alto-mar.

RESSACA NO MAR

Há possibilidade da ocorrência de ressaca atingindo a costa entre na Capital do Espírito Santo e Caravelas, na Bahia, com ondas de até 2,5 metros, até o dia 25 à noite e entre Marataízes e Linhares, entre esta segunda (25) e terça-feira (26). A condição de tempo severo provocada por esse sistema ocorrerá principalmente em alto-mar, associada à chuva intensa.

Este vídeo pode te interessar

A Marinha reforça o pedido de atenção aos navegantes, que consultem essas informações antes de saírem com embarcações e solicita a ampla divulgação Às comunidades de pesca e esporte e recreio.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais