Publicado em 23 de agosto de 2019 às 11:48
O Ibama acenou com uma nova possibilidade para acelerar a duplicação do Trecho Norte da BR 101, o que pode ajudar a tirar o projeto do papel. A proposta é viabilizar as análises de outras partes da rodovia, deixando para o final a etapa referente à Reserva Biológica de Sooretama (Rebio), que impede a realização das obras.>
A decisão ocorre após o ICMBio negar, novamente, a liberação do licenciamento ambiental, confirmando parecer anterior, pautado em legislações ambientais que não permitem a duplicação da via na área da Reserva de Sooretama.>
A alternativa para realizar a obra seria uma mudança no traçado da rodovia. Sem a autorização, as obras de duplicação não podem ser realizadas no chamado Trecho Norte, cujo percurso vai da Serra até Pedro Canário.>
FRACIONAMENTO>
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O fracionamento do licenciamento ambiental, ou seja, a autorização para que as obras fossem realizadas em trechos que estivessem fora da reserva, vem sendo solicitado pela concessionária desde 2014, e negado pelo Ministério do Meio Ambiente.>
"Existe uma interpretação jurídica para que se evite o fracionamento ambiental, para não diminuir o objeto, com o objetivo de fugir de alguma restrição legal", explicou o diretor licenciamento ambiental do Ibama, Jônatas de Souza Trindade, destacando que seria necessário uma mudança na legislação.>
Mas, nesta terça-feira (13), em audiência pública realizada na Câmara dos Deputados, Trindade relatou que diante deste cenário, ele decidiu autorizar que a sua equipe técnica iniciasse a análise técnica das outras etapas da obra, ou seja, dos demais trechos da rodovia, como por exemplo os compreendidos entre Serra a Fundão - considerado pela Federação das Indústrias do Estado (Findes) como um trecho perigoso e que afeta o escoamento da produção -, além de outros.>
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS>
Um dos passos iniciais seria a realização das audiências públicas, quando o projeto de duplicação é discutido com as comunidades. "Já conversei com a minha equipe para programar as audiências públicas para a discussão do projeto. Vamos também alinhar com o empreendedor os próximos passos para o licenciamento ambiental e, em especial, a questão da discussão da duplicação do todo (rodovia inteira) ou parcial, em relação ao trecho que não afeta a unidade conservação, além da possibilidade de alteração de traçado", informou o diretor sobre as etapas que, em geral, só ocorrem após ser liberada a autorização de licenciamento ambiental.>
Trindade estima que ainda no segundo semestre será possível fazer a análise do estudo ambiental e de viabilidade ambiental para o Trecho Norte. Em paralelo, o Ibama informou à concessionária que para o trecho que corta a Rebio de Sooretama será necessário uma mudança no traçado da rodovia e que seria então necessário a apresentação do projeto com as mudanças e os estudos ambientais.>
O diretor também afirmou que existem outros pequenos trechos da rodovia cujos licenciamentos ainda não foram concedidos, mas que poderão ser alvo de novas negociações nos próximos meses. >
OUTRO LADO>
De acordo com diretor-superintendente da Eco101, Jeancarlo Mezzomo, a concessionária ainda vai analisar o ofício enviado pelo órgão ambiental, mas avalia que a proposta apresentada por Trindade durante a audiência traz "perspectiva de solução" para o impasse do licenciamento do Trecho Norte da rodovia, podendo acelerar as etapas possíveis para a obtenção da licença prévia. Em paralelo será analisado as alternativas para o trecho da reserva, em torno de 25 quilômetros. "Cria-se uma agenda propositiva de trabalho para encontrar solução para a licença prévia nos trechos que ficam antes e depois da reserva, deixando a unidade de conservação para uma análise específica", disse.>
Acrescentou que em relação a mudança do traçado da rodovia, no trecho que afeta a Rebio de Sooretama, as propostas já foram entregues ao órgão ambiental. "Uma nova proposta não será apresentada". Durante a audiência Mezzono destacou que umas das alternativas significaria a construção de um contorno à reserva de cerca de 60 quilômetros. "O que inviabilizaria o programa de concessão", informou durante a audiência.>
Assinalou ainda que a concessionária tem interesse em realizar a duplicação da rodovia. "Não ter a duplicação para nós é prejudicial. Não tem tráfego, receita, não tem desenvolvimento nas regiões. Nosso interesse em fazer os investimentos é genuíno, mas não temos poder para emitir a licença prévia", destacou.>
MUDANÇA NAS LEIS>
Outra solução para o impasse que envolve a Rebio de Sooretama foi apresentada pelo deputado federal Evair de Melo, que considera uma mudança na legislação ambiental como uma alternativa que permita a duplicação da rodovia no traçado original. "Podemos mudar a lei", afirmou.>
De acordo com o deputado, "é uma interpretação de uma resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) que impede o desmembramento do licenciamento ambiental". O parlamentar acrescentou ainda que o trecho de Serra a Ibiraçu representa "um gargalo" na rodovia e que as obras são prioritárias neste trecho em decorrência dos acidentes e o crescimento econômico da Região Norte.>
Segundo o coordenador da Comissão Externa que fiscaliza o contrato da Concessionária Eco101, na Câmara dos Deputados, o deputado federal Sérgio Vidigal, a duplicação da BR 101, principalmente no trecho Norte, é fundamental. Defendemos imediatamente o licenciamento da BR-101, uma vez que hoje o maior problema no trecho Norte é exatamente entre Serra e Ibiraçu, assinalou.>
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