Publicado em 13 de junho de 2019 às 21:20
A obra de macrodrenagem em Vila Velha, tão esperada pela população para resolver os problemas de alagamentos no município, vai começar no final deste ano. O edital para contratação da empresa que fará o projeto executivo foi publicado nesta quinta-feira (13). O plano de obras previstas para reduzir os impactos de fortes chuvas sob a cidade canela verde prevê dez novas estações de bombeamento de água pluvial, a construção de um dique e desassoreamento de valões, por exemplo.
Com o plano feito e os projetos em mãos, a previsão é que as obras sejam concluídas em dezembro de 2020. Os recursos, na ordem de R$ 345 milhões, já estão garantidos por meio de uma parceria do Governo do Estado com a União.
Bombeamento contra alagamentos
Cobilândia, um dos bairros mais afetados pela chuva, inclusive a do mês passado, terá duas estações de bombeamento. Um dique também será construído no Canal Marinho, de acordo com a subsecretária de Estado de Saneamento Urbano (Sedurb), Zilma Peterli Lyra.
Para aquela região está prevista a construção de um dique separando o Canal Marinho do Canal Marilândia para deter um poucos das águas quando vier uma cheia maior. Também está prevista a construção de duas estações de bombeamento: uma próxima a Praça Deus Pai e uma outra na junção do rio Aribiri com o Canal Marilândia, explicou.
Rapidez para escoar água
Após a elaboração do projeto executivo, que dura cerca de quatro meses, será lançado o edital para contratação dos serviços. Segundo Zilma, após a conclusão do serviço, em poucas horas a água da chuva será escoada, entretanto, ela destaca que só a macrodrenagem não é suficiente para resolver o problema.
O programa de macrodrenagem é constante. A construção de um sistema de bombeamento, de várias intervenções no sistema, vai, com certeza, minimizar muito o que nós temos hoje. Mas, precisamos de ações integradas com limpeza de canais, galerias e a população se conscientizando com a importância de não jogar lixo nos corpos hídricos, afirmou.
O secretário de Obras de Vila Velha, Luiz Otávio de Carvalho, afirmou que o DER já está realizando obras na região de Cobilândia, como limpeza e desassoreamento do Canal e rio Marinho.
De acordo com o secretário, o município também vai investir em obras de drenagem que irão somar com a macrodrenagem. Segundo ele, após a conclusão das obras, mesmo com a maré alta será possível escoar a água da chuva.
Locais que terão estação de bombeamento
-Cobilândia (2)
-Foz do Canal da Costa
-Foz do Canal Marinho
-Pontal das Garças
-Estrada do Dique
-Bairro 1º de Maio
-Ao lado do Terminal de Vila Velha
-Itapoã
-Parque das Gaivotas
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta