> >
Plano de macrodrenagem prevê 10 estações de bombeamento em Vila Velha

Plano de macrodrenagem prevê 10 estações de bombeamento em Vila Velha

Além das estações de bombeamento, também há previsão de um dique na região do Canal Marinho, que vai ajudar a minimizar problemas na área de Cobilândia

Publicado em 13 de junho de 2019 às 21:20

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Sistema provisório de bombeamento instalado no Canal Cobilândia após última chuva forte, em 21 de maio. (José Carlos Schaeffer)

A obra de macrodrenagem em Vila Velha, tão esperada pela população para resolver os problemas de alagamentos no município, vai começar no final deste ano. O edital para contratação da empresa que fará o projeto executivo foi publicado nesta quinta-feira (13). O plano de obras previstas para reduzir os impactos de fortes chuvas sob a cidade canela verde prevê dez novas estações de bombeamento de água pluvial, a construção de um dique e desassoreamento de valões, por exemplo.

Com o plano feito e os projetos em mãos, a previsão é que as obras sejam concluídas em dezembro de 2020. Os recursos, na ordem de R$ 345 milhões, já estão garantidos por meio de uma parceria do Governo do Estado com a União.

Bombeamento contra alagamentos

Cobilândia, um dos bairros mais afetados pela chuva, inclusive a do mês passado, terá duas estações de bombeamento. Um dique também será construído no Canal Marinho, de acordo com a subsecretária de Estado de Saneamento Urbano (Sedurb), Zilma Peterli Lyra.

“Para aquela região está prevista a construção de um dique separando o Canal Marinho do Canal Marilândia para deter um poucos das águas quando vier uma cheia maior. Também está prevista a construção de duas estações de bombeamento: uma próxima a Praça Deus Pai e uma outra na junção do rio Aribiri com o Canal Marilândia”, explicou.

Imagens de drone mostram os alagamentos que atingiram a Grande Cobilândia. (Internauta/Hemerson Oliveira)

Rapidez para escoar água

Após a elaboração do projeto executivo, que dura cerca de quatro meses, será lançado o edital para contratação dos serviços. Segundo Zilma, após a conclusão do serviço, em poucas horas a água da chuva será escoada, entretanto, ela destaca que só a macrodrenagem não é suficiente para resolver o problema.

“O programa de macrodrenagem é constante. A construção de um sistema de bombeamento, de várias intervenções no sistema, vai, com certeza, minimizar muito o que nós temos hoje. Mas, precisamos de ações integradas com limpeza de canais, galerias e a população se conscientizando com a importância de não jogar lixo nos corpos hídricos”, afirmou.

O secretário de Obras de Vila Velha, Luiz Otávio de Carvalho, afirmou que o DER já está realizando obras na região de Cobilândia, como limpeza e desassoreamento do Canal e rio Marinho.

De acordo com o secretário, o município também vai investir em obras de drenagem que irão somar com a macrodrenagem. Segundo ele, após a conclusão das obras, mesmo com a maré alta será possível escoar a água da chuva.

Locais que terão estação de bombeamento

-Cobilândia (2)

-Foz do Canal da Costa

-Foz do Canal Marinho

-Pontal das Garças

-Estrada do Dique

-Bairro 1º de Maio

-Ao lado do Terminal de Vila Velha

-Itapoã

-Parque das Gaivotas

Este vídeo pode te interessar

 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais