> >
Novas cracolândias se espalham na Grande Vitória

Novas cracolândias se espalham na Grande Vitória

Grupos tomam conta de ruas, praça e construção abandonada

Publicado em 18 de dezembro de 2018 às 02:36

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Usuários de droga que vivem na rua ocupam espaço em frente aos galpões do IBC, em Jardim da Penha. (Carlos Alberto Silva)

Uma questão que desafia especialistas e governos: os usuários de crack que vivem nas ruas mudam de lugar, circulam pelas cidades, mas o poder público não encontra solução definitiva para tratá-los e evitar que continuem migrando. Em Jardim da Penha, na Capital, alguns saíram de uma praça quando a prefeitura colocou grades e se instalaram na calçada de galpões. Outros estão debaixo da Ponte de Camburi. Em Vila Velha, os usuários de drogas invadiram a obra de um prédio abandonado pela construtora.

Por um lado, a Polícia Militar afirma que o caso é de saúde pública e social e que só pode atuar quando um crime é cometido. Do outro, as prefeituras enfatizam que fazem trabalho de monitoramento e abordagem dessa população (oferecendo serviços como abrigos e até encaminhamento para clínicas de reabilitação) mas ressaltam que não podem obrigar os moradores a saírem das ruas nem a aceitarem tratamento.

Os especialistas concordam que a solução para a questão não está em gradear ou impedir acesso dos usuários a determinados locais e sim pensar em políticas públicas eficazes que devolvam dignidade a essas pessoas.

Em meio a tudo isso, a população dos bairros reclama da insegurança e afirma viver com medo. “Eles já ameaçaram moradores do prédio e cometeram vários furtos”, afirma um morador de Jardim da Penha que não quis se identificar. Ele se refere à um grupo de usuários de drogas que se concentra há alguns meses em frente à entrada de cargas dos galpões do Instituto Brasileiro do Café (IBC).

Segundo ele, as pessoas fazem até fogueira no meio da rua e usam drogas tanto de dia quanto à noite. O homem explica que o grupo costumava se abrigar na Praça Regina Frigeri Furno, mas saiu de lá depois que a prefeitura, a pedido dos moradores, colocou grades em volta da arquibancada onde eles se abrigavam.

O coordenador de segurança da Associação de Moradores de Jardim da Penha, André Alves, diz que as grades foram colocadas para preservar o local. “A prefeitura limpava e, no outro dia, já estava sujo de fezes, restos de comida e drogas”, diz.

Ele pondera que a situação não está restrita ao bairro. “É um problema de todas as grandes cidades e que o poder público não está conseguindo controlar. A legislação é falha e não há investimento suficiente para as políticas públicas nessa área”, avalia.

André afirma ainda que se sente impotente diante da reclamação dos moradores. “Existe uma questão que engessa a gente, que é a legislação. Na minha opinião, precisaria ter internação compulsória. Pelo menos até a pessoa estar ‘limpa’ o suficiente para decidir por si mesma”, afirma.

POLÍCIA

Ele diz ainda que, mesmo quando a polícia prende um desses usuários de drogas em flagrante de furto, por exemplo, eles são soltos em seguida e voltam para o bairro. Ainda assim, a PM informou que encoraja a participação da comunidade fazendo denúncias de crimes em andamento pelo telefone 190 e também registrando boletins de ocorrência para os casos em que não há flagrante.

Por meio de nota, a Companhia Nacional de Abastecimento, responsável pelos galpões do IBC, afirmou que vai retirar a cobertura da marquise dos prédios, mas que os moradores de rua ficam na área pública externa aos armazéns.

VILA RUBIM : DO MERCADO PARA OUTROS PONTOS

Após uma mudança na ação dos comerciantes e moradores da Vila Rubim, em Vitória, a comunidade conseguiu que os usuários de drogas deixassem a área do mercado. No entanto, as mesmas pessoas passaram a circular em outros pontos da cidade como nas proximidades do Parque Moscoso e também na Rua Construtor Vitorino Teixeira.

O diretor da Organização Social do Centro Histórico de Vitória, Renato Freixo, conta que foi feita uma ação entre a comunidade para conscientizar da importância de não dar dinheiro e comida para os usuários de drogas. “Antes eles pediam comida e, quando alguém comprava a marmita, eles vendiam para conseguir dinheiro para usar mais droga”, lembra.

A estratégia agora é outra: quando os usuários entram em algum estabelecimento pedindo ajuda, os comerciantes orientam a procurar a abordagem social. “A gente começou a oferecer vaga em clínica de reabilitação e eles sumiram daqui. Tem seis meses que estamos fazendo isso e está tendo um resultado positivo pra gente”, conta.

Este vídeo pode te interessar

Renato diz que o serviço de abordagem social funciona bem no bairro e que a população de rua recebe visitas diversas vezes por semana. “Eles conhecem as pessoas até pelo nome, mas não pode internar a pessoa se ela não quiser. Então, é como enxugar gelo”, finaliza.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais