> >
Multas por desrespeito à faixa exclusiva mais que triplicam em Vitória

Multas por desrespeito à faixa exclusiva mais que triplicam em Vitória

Foram 423 ocorrências na Linha Verde da Avenida Desembargador Santos Neves, em Vitória

Publicado em 1 de maio de 2019 às 12:10

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Linha Verde na Desembargador Santos Neves: motoristas que desrespeitam passagem exclusiva são multados. (Eduardo Dias)

A quantidade de multas para motoristas e motociclistas que passam irregularmente nas faixas exclusivas para ônibus na Avenida Desembargador Santos Neves, em Vitória, mais que dobrou no primeiro trimestre dos últimos três anos. O número de infrações mais que triplicou em dois anos: subiu de 111 nos três primeiros meses de 2017 para 423 no mesmo período deste ano. A média em 2019 foi de quase cinco multas por dia na passagem batizada como Linha Verde.

A faixa exclusiva na Desembargador Santos Neves é similar a que existe da Avenida Dante Michelini há um ano e foi criada anteriormente. Na via que percorre a orla de Camburi, entretanto, ainda não há multa para quem desobedece a Linha Verde.

Na Avenida Desembargador Santos Neves, há duas faixas exclusivas. No trecho em direção ao Centro de Vitória, apenas os ônibus podem trafegar pela faixa da esquerda e entrar na Rua Dukla de Aguiar, que dá acesso à praça do pedágio da Terceira Ponte. No sentido contrário, além dos ônibus, os micro-ônibus, vans e os táxis também podem passar pela Linha Verde e acessar a Avenida Nossa Senhora da Penha.

O aumento no número de infrações já havia sido registrado no ano passado. No primeiro trimestre de 2017, foram 111 multas para os condutores que desobedeceram as normas e passaram para faixa exclusiva; em 2018 foram 387 infrações; e, neste ano, foram 423 multas, de janeiro a março.

O coordenador de Operação e Fiscalização de Trânsito da Guarda Municipal de Vitória, Marcelo Perozini, explicou que a fiscalização é feita presencialmente pelos agentes de trânsito e também pelo sistema de videomonitoramento da prefeitura. Ele avalia que alguns motoristas passam pelo local por distração, mas existem aqueles que comentem a infração cientes do erro.

“Acredito que o local é muito bem sinalizado. Quem passa pelo local verifica várias placas que indicam a proibição para alguns e permissão para outros veículos. Eu acredito que uma boa parte (das multas) é por desatenção e a outra parte é para aqueles condutores que não respeitam a sinalização de trânsito”, disse.

Placas indicam que veículos que podem passar em faixa. (Eduardo Dias)

MOTORISTAS

O taxista Carlos Roberto Caetano tem o costume de trafegar pela via e afirma que vê muitos motoristas passando pelo local proibido. “Nós temos muitos carros e motos cometendo essa irregularidade. Eu acho que eles não prestam atenção nas placas de trânsito e entram ali”, relatou o taxista.

O motorista Arildo Ferreira Veloso é contrário à implantação da Linha Verde. Na avaliação dele, as faixas da Avenida Desembargador Santos Neves deveriam estar liberadas para todos os veículos.

“Na minha opinião, tem que liberar para todo mundo, porque nós precisamos de mais vias. É tudo travado e cheio de gargalos. Nada de via exclusiva, todo mundo tem que ter liberdade para desafogar o trânsito”, disse Arildo.

Este vídeo pode te interessar

O motorista que trafega de forma irregular pela faixa exclusiva comete infração grave, de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, soma 4 pontos na carteira de habilitação e paga multa no valor de R$ 195,23.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais