> >
Mãe descobre o sexo de bebê dois meses após o nascimento em Guarapari

Mãe descobre o sexo de bebê dois meses após o nascimento em Guarapari

Emilly Bianchi Gonoring nasceu na véspera de Natal, mas só foi registrada nesta quarta-feira (19). Ela nasceu com uma má formação no intestino e no trato urinário, o que dificultou a descoberta do sexo do bebê

Publicado em 19 de fevereiro de 2020 às 17:16

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Emilly Bianchi Gonoring só teve o sexo descoberto dois meses após o nascimento. (Divulgação / Sesa)

Emilly Bianchi Gonoring. Quase dois meses depois do nascimento, a garotinha, enfim, recebeu nome e foi registrada nesta quarta-feira (19). Até a semana passada, a mãe Jessyka Bianchi, de 31 anos, não sabia se o bebê que ela tinha dado à luz na véspera de Natal, dia 24 de dezembro, era menino ou menina.

A pequena Emilly nasceu com uma má formação no intestino e no trato urinário, o que dificultou a descoberta do sexo do bebê. Para descobrir, foi necessário realizar um exame genético - o cariótipo - que analisa os cromossomos da criança: se é xx (menina) ou xy (menino). O resultado do exame saiu na última quinta-feira (13) e foi revelado com festa no Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, onde a criança está internada.

Aspas de citação

Esses dois meses foram uma tortura, porque por mais que eu sentia que era uma menina, a gente não tinha a confirmação. A gente tratava ora como ela, ora como ele. Foi bem angustiante. Eu estou, praticamente, morando no hospital e sempre brincava que ia fazer um bolão para ver quem ia acertar o sexo do bebê. Logo que saiu o resultado eu já queria saber, mas eles quiseram fazer suspense. Horas depois vieram com a surpresa, a equipe toda que acompanha ela participou do chá revelação. Dois meses sem a certeza de que era menino ou menina, receber esse carinho foi muito gratificante

Jessyka Bianchi
Mãe da Emilly
Aspas de citação

MÁ FORMAÇÃO DIAGNOSTICADA NA GRAVIDEZ

Foi ainda na gravidez, através da ultrassonografia morfológica, que Jessyka descobriu que o bebê tinha uma má formação no intestino. A criança nasceu prematura, aos 8 meses, em Guarapari, e só então percebeu-se que o problema era mais grave que o diagnosticado durante a gestação. Emilly - até então sem sexo definido - foi transferida horas após o nascimento para o Himaba.    

"Na gravidez foi detectada que havia uma alteração intestinal, mas nem sempre, nesses casos, a gente consegue identificar a total gravidade do problema. Ela tem uma má formação do final do intestino e do trato urinário. Pega também a parte genital. Ela não tem genitália formada. Isso dificultou ou impediu determinar o sexo por conta das características visuais. A parte final do intestino é para fora. Ela também não tem o ânus nem a genitália como a gente conhece", explicou Lincoln Bertholi Rohr, pediatra intensivista que acompanha Emilly.

Jessyka com a equipe médica que cuida de Emilly no Himaba. (Divulgação / Sesa)

PRIMEIRA CIRURGIA FEITA COM 10 DIAS DE VIDA

Com 10 dias de vida, o bebê passou pela primeira cirurgia. Como não tinha o intestino, a vagina e o ânus completamente formados, no dia 3 de janeiro, Emilly foi submetida a cirurgia de colostomia. Essa foi a primeira de uma série de cirurgias que a menina vai enfrentar até chegar à adolescência. A próxima deve ser feita assim que ela completar um ano de idade.

"Precisa reconstruir o intestino e a parte urinária. A bexiga está exposta, vai ter que ser reconstruída. Terá que reconstruir o ânus também. São várias cirurgias, não tem como saber quantas exatamente. Mas até a adolescência ela deve passar por processos cirúrgicos. Vamos esperar ela crescer um pouquinho e ganhar peso para fazer a próxima cirurgia assim que ela completar um ano", detalhou o médico.

CONTAGEM REGRESSIVA PARA IR PARA CASA

Emilly já deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e é acompanhada de perto pelos médicos na unidade de médio risco do Himaba. Se tudo correr bem, a menina pode ter alta na semana que vem. Em casa, ela é esperada ansiosamente pela irmã mais velha, Ágatha, de 6 anos.

Jessyka com a filha Emilly nos braços. (Divulgação / Sesa)

"Estamos muito ansiosos para ir para casa, mas quero sair com ela 100%. Estou doida para ver ela com a irmã, aquela baguncinha, rotina de família. A Ágatha sempre pedia um irmão, sem demonstrar preferência por menino ou menina, mas quando a gente falou que era uma menina ela deu pulos de felicidade. Ela ficou muito entusiasmada", contou a mãe.

Este vídeo pode te interessar

Descobrir que o segundo filho também era uma menina foi motivo de alegria para a família também por que isso facilitará os processos cirúrgicos pelo qual a criança terá que se submeter ao longo da vida. "É uma família muito boa, estão enfrentando tudo como muita coragem.  Eles torciam para ser uma menina porque facilita o processo de reconstrução, é mais fácil ecumenicamente, cirurgicamente falando", esclareceu o médico.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais