> >
Linhares tem alerta de ressaca no mar com ondas de até 2,5 metros

Linhares tem alerta de ressaca no mar com ondas de até 2,5 metros

A Marinha acrescenta que, adicionalmente, são esperados ventos intensos na de direção Sudeste a Nordeste, com até 74 km/h

Publicado em 15 de maio de 2019 às 18:42

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
(Vitor Jubini | Arquivo)

A Marinha do Brasil emitiu um alerta nesta quarta-feira (15) informando sobre o estabelecimento de um sistema de alta pressão após a passagem de uma frente fria que poderá provocar ressaca entre Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, e Linhares, no Espírito Santo, com altura de até 2,5 metros de altura entre esta quinta-feira (16) e sábado (18) pela manhã.

A Marinha acrescenta que, adicionalmente, são esperados ventos intensos na de direção Sudeste a Nordeste, com até 74 km/h, nas proximidades do trecho do litoral entre o Norte do Rio de Janeiro e o Sul da Bahia. O órgão destaca um alerta especial para os navegantes, e pede que eles consultem essas informações antes de se fazerem ao mar e solicita ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio.

FRENTE FRIA

Uma frente fria avança pelo Sudeste e, segundo o Climatempo, pode provocar chuvas fortes com raios e ventos de até 70 km/h a partir desta quarta-feira (15), na região da Grande Vitória e no Centro-sul do Espírito Santo. Além disso, há possibilidade de novos recordes de temperatura em Vitória. O último registro, feito no dia 12 deste mês, foi de 18,9 °C. 

O tempo deve esfriar em Vitória até o final da semana. (Michelli Angeli)

De acordo como o Climatempo, a frente fria que avançou para o Sudeste provoca uma grande mudança no tempo no Espírito Santo. Este sistema muda a circulação de ventos em vários níveis da atmosfera e facilita a formação de grandes áreas de instabilidade sobre o Estado nos próximos dias. O ar frio que acompanha este sistema vai provocar um forte declínio na temperatura.

RISCO DE CHUVA FORTE

Nesta quarta-feira, a frente fria já se afastou para o oceano e as instabilidades se espalham pelo ES.Há condições para chuva e ventos fortes, com raios em todas as áreas capixabas. O risco de temporal é maior na região Centro-sul do Estado, inclusive na Grande Vitória. A chuva é forte e pode acumular grandes volumes, além de rajadas de vento na região da Capital, que podem chegar a até 70 km/h.

O ar mais frio que chega ao Estado provoca queda de temperatura já no decorrer desta quarta-feira, principalmente em áreas também do Centro-sul e na região Serrana.

RECORDE DE TEMPERATURA

A partir desta quarta-feira (15), a temperatura cai e a tendência é de temperatura baixa no restante da semana. Além da possibilidade de bater o recorde de madrugada mais fria do ano, Vitória também pode bater o recorde de tarde mais fria de 2019 até agora. O recorde atual de menor temperatura máxima é de 26,4°C no dia 22 de março.

Com a frente fria, o tempo deverá ficar úmido e chuvoso nos próximos dias, fazendo com que o frio aumente no Espírito Santo. Na quinta-feira (16), todo o Centro-leste capixaba terá mais um dia chuvoso com risco de temporal. O mar também deve ficar bastante agitado.

Este vídeo pode te interessar

O ar frio se espalha fazendo a temperatura baixar mais até o fim da semana. A madrugada de sexta-feira (17) poderá igualar o último recorde de temperatura mínima de Vitória, que foi de 18,9°C no dia 12 deste mês, como registrou o Instituto Nacional de Meteorologia.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais