> >
IBGE: Vitória é a segunda no ranking das capitais com menos habitantes

IBGE: Vitória é a segunda no ranking das capitais com menos habitantes

Palmas, no Tocantins, fica na 'lanterna' em número de moradores. Mas, pelas características dos dois municípios, em breve vai ultrapassar a capital capixaba

Publicado em 28 de agosto de 2019 às 20:25

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
População de Vitória é a segunda menor entre as capitais do país. (Arquivo/AG)

A Capital do Estado é a segunda no ranking do país com menos habitantes. Vitória perde apenas para Palmas, no Tocantins. Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (28), Vitória tem 362.097 moradores, enquanto a "lanterna" das capitais tem 299.127. No topo está São Paulo, com 12,2 milhões de residentes - três vezes mais do que todo o Espírito Santo, com 4,01 milhões. 

Mas a condição de Vitória não deve permanecer por muito tempo em razão de suas características geográficas, que limitam a expansão populacional. Ao passo que Palmas, segundo o pesquisador e diretor do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira, tem grandes vazios urbanos que podem ser ocupados, colocando a capital do Tocantins à frente. 

Este vídeo pode te interessar

Lira destaca, no entanto, que o importante é ter um crescimento ordenado. "No Observatório das Metrópoles, comparando a outras regiões, vemos que aqui temos municípios com planos diretores estruturados, com conselhos municipais de desenvolvimento e isso é muito importante. Não resolve todos os problemas, mas possibilita mais qualidade na expansão da mancha urbana, evitando, por exemplo, ocupações irregulares como nas décadas de 70 e 80."

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais