> >
Guia de como usar o bilhete único nos novos ônibus do Transcol

Guia de como usar o bilhete único nos novos ônibus do Transcol

A Secretaria de Estado de Mobilidade Urbana e Infraestrutura (Semobi) afirma que devem ser 100 ônibus refrigerados e somente com bilhete único até o final do ano. Saiba como usar

Publicado em 23 de agosto de 2019 às 02:55

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Ônibus do sistema Transcol com ar condicionado. (Fernando Madeira)

O fato de 26 novos ônibus refrigerados passarem a rodar com uso exclusivo de bilhete único de passagens, ou seja, sem cobradores, foi o estopim para que os rodoviários desse início, na segunda-feira (12), a uma paralisação geral na Grande Vitória. A Secretaria de Estado de Mobilidade Urbana e Infraestrutura (Semobi) afirma que devem ser 100 ônibus refrigerados e somente com bilhete único até o final do ano. 

Atualmente, cerca de 400 mil usuários do Transcol tem o bilhete único, sendo aceito em todos os coletivos do sistema. A Semobi afirma que, a partir de setembro, também os municipais de Vitória e Vila Velha, quando o usuário poderá usar o cartão para acessar qualquer sistema, mas ainda pagando duas passagens. A integração tarifária acontece no ano que vem.

COMO VAI FUNCIONAR?

Os novos ônibus com ar condicionado só aceitarão o bilhete único de passagens. Não há passagem pagas em dinheiro.

COMO ADQUIRIR?

O cartão do bilhete único custa R$ 10 pode ser adquirido nos seguintes pontos:

- Ufes – Campus Goiabeiras – Vitória

- Terminal Jacaraípe – Serra

- Terminal Laranjeiras – Serra

- Terminal Vila Velha – Vila Velha

- Terminal Ibes – Vila Velha

- Terminal Campo Grande – Cariacica

- 43 Farmácias da Rede Farmes

Atenção: é preciso apresentar o CPF na hora da compra. 

Ônibus do sistema Transcol com ar condicionado. (Fernando Madeira)

COMO RECARREGAR?

- Os cartões podem ser carregados com créditos. São 60 pontos de recarga espalhados pela Grande Vitória. O valor de R$ 10 da compra do cartão também é convertido em créditos.

- O usuário do sistema Transcol passa o cartão apenas em um validador de passagens. A partir de setembro, também será possível usar o mesmo cartão nos sistemas rodoviários municipais.

E OS CARTÕES MUNICIPAIS ANTIGOS?

- Quem possui os cartões municipais de Vitória e Vila Velha deve realizar a validação até o dia 16 de agosto nas sedes das empresas.

- O usuário municipal deve passar o cartão na máquina de cor azul (antigo) e ouvir o sinal sonoro.

- Depois, o usuário passará na nova máquina de validar a passagem. Na tela da máquina, indicará “catraca livre”, liberando o passageiro para passar a catraca.

- Em Vitória, os usuários da linha municipal podem validar o bilhete na Sede do Setpes, na rua Constante Sodré, 265, Santa Lúcia, Vitória.

Este vídeo pode te interessar

 - Em Vila Velha, os usuários dos coletivos municipais devem procurar a Viação Sanremo, na avenida Ernesto Canal, 200, em Alvorada, Vila Velha.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais