> >
Falta de kits deixa pacientes sem diagnóstico de Chikungunya no ES

Falta de kits deixa pacientes sem diagnóstico de Chikungunya no ES

Na rede pública, mais de 150 pacientes aguardam os exames para fazer a confirmação da doença

Publicado em 2 de abril de 2019 às 15:49

 - Atualizado há 6 anos

Uma dessas pacientes à espera do teste é a técnica de georreferenciamento Aline dos Santos Crédito: Caíque Verli

Um impasse entre a Secretaria estadual da Saúde (Sesa) e o Ministério da Saúde deixa pacientes sem diagnóstico de Chikungunya no Espírito Santo. Mais de 150 pacientes de toda a rede estadual continuam à espera da realização do teste para confirmarem se estão com a doença. Segundo a Sesa, desde agosto do ano passado, o ministério não faz a distribuição dos kits de ensaio para análise desse vírus. Já o ministério afirma que o Estado não solicitou esse material.

Apesar da demora de sete meses, os exames só pararam de ser feitos em outubro porque a Sesa tinha estoque de material. Uma dessas pacientes é a técnica de georreferenciamento Aline dos Santos, que tem sintomas da doença como dores no corpo mas há meses espera pela confirmação.

"Estou tomando remédio por conta própria. Sei que não é o correto, mas tenho que trabalhar e não posso ficar sentindo dor. Espero que eu possa ter a certeza do que eu tenho o mais rápido possível", afirma.

00:00 /
Falta de kits deixa pacientes sem diagnóstico de Chikungunya no ES

RESPOSTAS

A gerência do Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen-ES) informou que os kits de ensaio, para análise do agente causal (vírus) da Chikungunya, de responsabilidade do Ministério da Saúde, ainda não foram distribuídos para o Estado, impedindo assim a análise laboratorial. Disse no entanto que a confirmação do diagnóstico por laboratório também não interfere no tratamento, que é sintomático e pode ser feito com critério clínico.

 

Já o Ministério da Saúde garantiu que foram 104 kits distribuídos no Brasil, o que equivale a 4.992 testes, e que Espírito Santo não solicitou esse teste e, portanto, não houve envio para o estado. A reportagem voltou a procurar a Secretaria estadual da Saúde para comentar a declaração do ministério, mas, até o fechamento da reportagem, a Sesa não enviou resposta. 

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

cbn vitoria doenca reportagens

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais