Publicado em 26 de março de 2018 às 11:48
Falar mal de alguém nas redes sociais pode doer no bolso. A vítima de crimes de calúnia, difamação e injúria pode entrar com um processo na esfera cível pedindo indenização por danos morais.>
Nesses casos, o juiz vai analisar com base no prejuízo causado à pessoa e também com base na condição financeira de quem está sendo processado para definir o valor da indenização, explica o advogado criminalista e professor de Direito Penal Rivelino Amaral.>
Mas apesar do estrago que fofocas podem provocar na vida das vítimas, a pessoa responsável pela disseminação da ofensa nas redes, em geral, não sofre punições muito severas.>
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Amaral explica que a calúnia, a injúria e a difamação estão no Código Penal, mas são considerados crimes de menor potencial ofensivo. Isso significa que quem comete algum deles não vai preso.>
Em geral, a pessoa é condenada a pagar cestas básicas ou prestar serviços comunitários, esclarece o professor.>
PUNIÇÃO>
As punições, na avaliação de Amaral e da advogada Lorrany Oliveira, não suprimem nem compensam o dano provocado às vítimas.>
Essas mensagens causam prejuízo incalculável e desgastam a imagem e a honra da pessoa atingida, diz Amaral.>
Por mais que a pessoa vença a ação judicial e consiga que a outra seja condenada, nada vai apagar a impressão ruim que os outros têm dela e provavelmente continuarão a ter por muitos anos, completa Lorrany.>
VULNERABILIDADE>
Amaral acredita que a internet deixa as pessoas vulneráveis e expostas a crimes dessa natureza.>
A gente vive na era da internet e da facilidade do acesso e da divulgação. Ficamos o tempo todo no limite do que é ofensa e do que é a manifestação de uma opinião, conta.>
Ele afirma ainda que uma pessoa que falou mal da outra pode ser condenada pelo crime mesmo que não tenha considerado, ela mesma, aquela afirmação ofensiva.>
Mesmo se a pessoa não souber que aquilo que ela disse é considerado crime, ainda assim, ela pode ser processada e punida, explica.>
COMO SE COMPORTAR NAS REDES>
CAUTELA>
Sem ofensas>
Tenha cuidado nas redes sociais ao postar opiniões sobre indivíduos ou instituições que possam ser consideradas ofensivas e que possam levar a uma ação judicial. Não faça postagens no impulso, sem pensar.>
FONTES SEGURA>
Verificação>
Não compartilhe mensagens sem antes verificar que a fonte da informação é segura.>
PEÇA OPINIÃO>
Dúvida>
Na dúvida sobre uma informação ou suposta matéria, leia, releia e peça a opinião de um amigo (ou dois) antes de postar.>
ÁUDIO>
Se você recebeu um áudio mas não conhece quem mandou e nem para quem ele era destinado, é melhor não passar para frente.>
LEIA NA ÍNTEGRA>
Manchete>
Não compartilhar uma matéria com base apenas na manchete, sem ler o conteúdo na íntegra e ter certeza de que a informação é verdadeira.>
ATENÇÃO>
Formato e ortografia>
No caso de uma matéria, preste atenção na formatação e na ortografia do texto e, principalmente, nunca acredite em tudo que lê.>
BOM SENSO>
Opinião>
Antes de escrever algo, use e abuse do bom senso. Aquela opinião precisa mesmo ser externada?>
LIMITE>
Controversas>
Guarde opiniões controversas para pessoas em quem você tem confiança.>
REGRA DE OURO>
Pense no outro>
Não faça com os outros o que você não gostaria que fosse feito com você.>
Fonte: advogados Lorrany Oliveira e Rivelino Amaral>
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