Publicado em 26 de abril de 2018 às 18:33
Quem não trafega pela Linha Verde enfrentou uma grande lentidão no trânsito neste segundo dia de teste de extensão da Linha Verde. Já às 15 horas desta quinta-feira (26), de acordo com o levantamento da Central de trânsito do Gazeta Online, motoristas precisavam de paciência para trafegar na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes e Américo Buaiz, sentido Jardim Camburi.>
O trânsito para quem não usa a faixa exclusiva permaneceu lento até as 20 horas. Por volta das 20h30, a Avenida Américo Buaiz continua com pontos de retenção, além dos acessos à praça de pedágio da Terceira Ponte.>
O novo trecho da Linha Verde, que tem cerca de 9 quilômetros, inicia na Enseada do Suá, em Vitória, e segue até o cruzamento entre as Avenidas Dante Michelini e Norte-Sul, em Jardim Camburi, passando pelas Avenidas Américo Buaiz e Saturnino de Brito.>
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De acordo a Guarda Municipal, viaturas estiveram presentes em alguns pontos do trajeto e, assim como nesta quarta (1º dia do teste da ampliação), a via esteve sinalizada com cones do Horto Mercado até a subida da Ponte de Camburi. >
OPINIÕES DIVIDIDAS>
Quem trafega pelas avenidas Nossa Senhora dos Navegantes, Américo Buaiz, Saturnino de Brito e Dante Michelini, que dão acesso à Linha Verde, divide opiniões sobre a implantação e expansão da faixa exclusiva.>
De acordo com o educador físico, Hudson Luiz Marcos Gonçalves, de 32 anos, a expansão da Linha Verde tem seu lado bom e ruim. "Para os passageiros, em relação à locomoção, para eles irem para determinado lugar ficou mais fácil. Só que para os motoristas, o trânsito fica muito engarrafado porque eles ficam limitados a determinado lugar", relatou Gonçalves.>
Para o estoquista Roberto Giovani Mônico Serri, de 27 anos, trafegar pela Linha Verde, de ônibus, acelera a viagem. "No caso seria uma melhora para os passageiros, tanto para quem vem de Maria Ortiz, tanto pra quem volta. Pra mim seria uma melhoria, a minha viagem vai acelerar", declarou.>
Já o funcionário público Ricardo Monteiro, de 50 anos, disse que o trânsito piorou após implantação e expansão da faixa exclusiva na Capital. "Você vê que o trânsito que já era ruim piorou, e o que me consta é que não teve um estudo prévio para implantar isso não. É o que as pessoas mais alegam e questionam. Eu faço esse trajeto todo dia nesse horário. Agora, olha aí: tudo congestionado", afirmou Monteiro.>
MAS PREFEITURA DIZ QUE RESULTADO FOI BOM PARA PASSAGEIROS E MOTORISTAS>
O secretário de Trânsito, Transporte e Infraestrutura Urbana de Vitória, Tyago Hoffmann, avaliou como positivo o dia de teste da Linha Verde estendida. "Ela cumpriu a missão de melhorar o trânsito e o tempo de viagem para quem está dentro dos coletivos, que é a prioridade número um, sem prejudicar os veículos que estão trafegando na via", disse.>
Segundo ele, os coletivos ganharam mais tempo nas viagens. "Os ônibus, que fora da faixa exclusiva, gastavam em média 41 minutos, no mesmo trajeto, com a implementação da faixa de teste, os veículos gastaram cerca de 26 minutos. Os carros gastaram o mesmo tempo de antes, cerca de 31 minutos", garante. >
"Antes da Linha Verde, o veículo, entre as 16h e 19 horas, saindo da altura da prefeitura, até o cruzamento com a Norte Sul, gastava em média 31 minutos. Agora, com a faixa estendida, ele continua gastando os mesmos minutos, pelo mesmo trajeto".>
Tyago explicou que todos os dados de uso da faixa vão ser analisados para a implementação. "Nós vamos definir a data, comunicar às comunidades e passar todos esses dados em uma reunião, com a presença do Ministério Público, para que possamos fazer esse debate e apresentar os números de forma muito realista para que todos possam ter conhecimento", finalizou.>
QUESTIONÁRIO>
Nesta quinta-feira (26) fiscais da Prefeitura de Vitória abordaram motoristas que trafegavam pela Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, próximo ao Horto Mercado, para realizar um questionário, coletar opiniões e tirar dúvidas dos motoristas a respeito da implementação da Linha Verde.>
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