> >
Escolas do Espírito Santo terão novo currículo

Escolas do Espírito Santo terão novo currículo

As escolas deverão revisar seus projetos político-pedagógicos para se adaptarem às novas exigências curriculares

Publicado em 1 de novembro de 2018 às 19:54

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
(Shutterstock)

Os alunos da rede pública e particular do Espírito Santo vão ter um novo currículo nas escolas da educação infantil e ensino fundamental. O documento foi apresentado nesta quinta-feira (1) pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e, agora, será submetido à avaliação do Conselho Estadual de Educação (CEE) para poder entrar em vigor. O órgão tem até o próximo dia 15 de dezembro para apresentar o parecer técnico sobre as propostas elaboradas com a participação de educadores.

O secretário estadual da Educação, Haroldo Corrêa Rocha, explica que o próximo passo será a preparação de um guia de implementação do currículo nas escolas. Os professores também vão passar por um processo de formação continuada e as escolas deverão revisar seus projetos político-pedagógicos para se adaptarem às novas exigências curriculares.

A previsão é que esse trabalho seja realizado ao longo de 2019 para que, no ano seguinte, as unidades de ensino já estejam aptas a iniciar o período letivo seguindo as novas orientações. Nesse processo, segundo Haroldo Corrêa, a realidade regional e as especificidades das escolas devem ser contempladas na consolidação do documento. 

Este vídeo pode te interessar

Além de desenvolver as habilidades previstas do ponto de vista de conteúdos, o novo currículo traz a necessidade de trabalhar com os alunos competências socioemocionais para que aprendam a lidar, entre outros aspectos, com frustrações, desafios e, assim, tornem-se mais autônomos. 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais