> >
ES é um dos 10 estados com mais mortes de crianças e adolescentes com arma

ES é um dos 10 estados com mais mortes de crianças e adolescentes com arma

Tráfico é apontado por especialistas como uma das principais causas

Publicado em 21 de março de 2019 às 11:42

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Desabafo de avó: "É triste perder um neto de 18 anos". (Fernando Madeira/Arquivo)

O Espírito Santo é o 10º Estado onde mais morrem crianças e adolescentes por arma de fogo no país, com faixa etária de 0 a 19 anos. Somente em 2016, foram 265 casos, o que representa um índice de 6,67 a cada 100 mil habitantes – o local com mais casos, Sergipe, teve índice de 11,78. Os números fazem parte de um levantamento elaborado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), divulgado nesta quarta-feira (20). O dado é o mais recente apontado pelo levantamento.

Na série histórica de 20 anos, entre 1997 a 2016, foram 5.644 vítimas no total em consequência de disparos, acidentais ou intencionais, como em situações de homicídio e suicídio.

Membro do departamento de Segurança da SBP, Renata Waksman, revela a diferença das mortes por faixa etária. Entre 0 a 9 anos de idade elas acontecem mais por acidente. Já de 10 a 14 anos começam a crescer os números de homicídios, sendo que eles disparam na faixa de 15 a 19 anos.

“Já as causas de suicídio estão mais ligadas a doenças psicológicas e a arma se torna um objeto facilitador. O nosso objetivo é ajudar a entender o problema que atinge proporções endêmicas e com implicações nos indicadores de saúde pública. Os dados são altos, a cada 60 minutos uma criança ou adolescente morre no país (no Brasil, foram 145 mil mortes em 20 anos).”

O professor do Mestrado em Segurança Pública Pablo Lira acrescenta que os dados do Espírito Santo chamam a atenção. Em 2016, foram 264 homicídios e uma morte por causa indeterminada.

“O principal fator entre jovens de 15 a 19 anos está ligado ao tráfico de drogas. As mortes estão ligadas à disputa por território para comercialização de drogas, além das pessoas que estão com dívidas de drogas e os delatores. Estes últimos pagam com a própria vida.”

Uma comerciante, 51, que prefere não se identificar, perdeu um neto que estava na faixa de 15 a 19 anos, mas a causa ainda é desconhecida. O rapaz tinha 18 anos, quando, em 6 de fevereiro de 2017, durante a greve da Polícia Militar, perdeu a vida. Ele foi morto com três tiros em um bairro de periferia de Vila Velha, mas a família não sabe quem atirou. “É muito triste perder um neto tão novo, ainda esperamos por justiça.”

FLEXIBILIZAÇÃO

 

Pablo Lira acrescenta que a flexibilização das regras para a posse de arma de fogo, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, no dia 15 de janeiro, pode aumentar o número de mortes acidentais e intencionais. “Apesar do Estado não apresentar, por esses dados, mortes acidentais, elas representam 18% das vítimas no país e podem começar a aparecer por aqui. A partir do momento que aumenta a circulação de arma, eles podem chegar na mão dessas crianças e jovens. Eles estão numa fase de descobrimento, isso aumenta os riscos de disparos acidentais”, destaca.

O também professor do Mestrado em Segurança Pública Pablo Ornelas Rosa compartilha da mesma opinião. E acrescenta que apesar do novo decreto tornar obrigatória a presença de um cofre de segurança ou local seguro com tranca para arma em residência em que haja a presença de criança, adolescente ou pessoa com deficiência, não é possível garantir que isso irá ocorrer. “Essa cláusula é só para constar, mas não garante que vai ser cumprida.”

Renata Waksman garante que a prevenção de mortes por armas de fogo se baseia principalmente na redução do acesso a armas. “Recomendamos fortemente que se evite ter armas de fogo em casa. O assunto precisa ser discutido e políticas públicas elaboradas para aumentar a segurança das nossas crianças e adolescentes”, ressaltou.

“O principal fator dessas mortes entre jovens de 15 a 19 anos está ligado ao tráfico de drogas” Renata Waksman Membro do Departamento de Segurança da Sociedade Brasileira de Pediatria

Este vídeo pode te interessar

 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais