Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Veja vídeo

Empresário encontra tartarugas mortas em praia da Serra

Segundo ele, era possível ver de longe algo semelhante a uma boia subindo e descendo. “Me aproximei e vi duas tartarugas mortas em decomposição”

Publicado em 09 de Março de 2020 às 15:11

Redação de A Gazeta

Publicado em 

09 mar 2020 às 15:11
Empresário encontra animais marinhos mortos em redes de pesca em Manguinhos Crédito: Rafael Monteiro Cruz
O empresário Rafael Monteiro Cruz, de 26 anos, encontrou na manhã desta quinta-feira (05) animais marinhos, dentre tartarugas, lagostas e siris, presos em redes de pesca no mar de Manguinhos, na Serra. Segundo ele, que estava praticando stand up paddle, era possível ver de longe algo semelhante a uma boia subindo e descendo. “Me aproximei e vi duas tartarugas mortas em decomposição”, relatou.
O jovem contou do esforço que empenhou em puxar as redes para a areia. “Tentei tirar de lá, mas não estava conseguindo, era como se a rede tivesse presa. Fui então puxando devagar e uma tartaruga que estava viva, agonizando, subiu para respirar, e foi descendo em seguida, fazendo força para o fundo. Amarrei a rede na prancha para levar para a areia. Consegui puxar e coloquei a tartaruga viva em cima da prancha, rasgando a rede e devolvi ao mar. Depois as vísceras das outras e a rede levei para a areia”, narrou.
Segundo Cruz, foram encontradas uma tartaruga viva, três mortas em decomposição, além dos outros animais que estavam todos mortos. “Cheguei na areia e deixei os restos com dois salva-vidas porque eu precisava retornar ao trabalho. Isso tudo foi na praia de Manguinhos, em frente a um restaurante, a quase um quilômetro da areia”, finalizou.
Animais são encontrados mortos no mar de Manguinhos Crédito: Rafael Monteiro Cruz
Acionado pela reportagem, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) informou que a responsabilidade do recolhimento dos animais marinhos em praias no Estado é da Petrobras. "Há uma condicionante específica, estabelecida pelo Ibama à Petrobras, que contratou o CTA Meio Ambiente para executar o Projeto de Monitoramento de Praias, que abarca o Espírito Santo e o norte do Rio de Janeiro".
Em nota, o órgão também informou que os animais recolhidos pelo CTA são encaminhados para o Iema, para o Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram), que é a instituição responsável pela operacionalização dos serviços de reabilitação de animais marinhos. "Com relação ao ocorrido em Manguinhos, na quinta-feira (05), até o momento, não foi encaminhado nenhum animal marinho para o Ipram".
Demandada a Petrobras, a empresa confirmou terem sido encontradas três tartarugas, no litoral da Serra, entre Manguinhos e Bicanga. "Elas estão em avaliação e dependendo do estágio de decomposição serão enterradas, por meio do CTA. Se as carcaças não estiverem em estágio avançado de decomposição, seguirão para análise do Ipram”.
Acionada a Polícia Militar Ambiental para entender a repercussão criminal do caso, foi informado que não houve registro da ocorrência.
A Prefeitura da Serra se manifestou no sentido de que providências para o caso são de competência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).  O Ibama, por sua vez, respondeu que não foi informado sobre a ocorrência.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
'Caí na cratera de um vulcão em erupção e sobrevivi a uma noite com bolhas de lava sob os pés'
Imagem de destaque
As outras Kahlo: quem foram as irmãs de Frida e como foi a relação com a artista
Imagem de destaque
Motorista atropela multidão durante parada LGBTQIA+ em Berlim; uma pessoa morreu e 16 ficaram feridas

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados