> >
De crianças a animais: projeto de adolescentes ajuda quem precisa

De crianças a animais: projeto de adolescentes ajuda quem precisa

“O mundo precisa de gente que se preocupa com o próximo”, diz Brenda Torres Martins Fonseca, de 14 anos, que tem o projeto  Unidos pela Sociedade (Ups) com os amigos Erick Santos, Julia Ferreira e Elisa Lima, todos com 15 anos

Publicado em 21 de dezembro de 2019 às 17:45

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Data: 06/12/2019 - ES - Vitória - Brenda Torres Martins Fonseca, 14 anos . (Carlos Alberto Silva)

Brenda Torres Martins Fonseca, 14, dá uma lição de contribuição pelo bem comum. “O mundo precisa de gente que se preocupa com o próximo”, diz a moradora de Jardim Camburi, em Vitória, bairro onde surgiu o projeto Unidos pela Sociedade, apelidado de Ups. A adolescente e os amigos são alguns dos jovens que, com boas ideias, lutam por um mundo melhor.

O despertar de Brenda para mobilizar pessoas em prol do bem veio a partir dos encontros promovidos pelo Unicef no Estado. "Passei a entender um pouco mais sobre os direitos das crianças e dos adolescente e fiquei com agonia, pois pensei: ‘o que estou fazendo aqui?’. Vi que tinha um mundo aberto para fazer mudanças no meio social e ambiental”, conta a garota que parece tímida, mas ganha força quando lhe dão espaço para falar.

Brenda deu início ao Ups há quatro meses com os amigos Julia Ferreira, Elisa Lima e Erick Santos, todos com 15 anos. Pela rede social (instagram @ups_jc), o grupo divulga campanhas e discute temas de interesse dos jovens.

A primeira ação foi a limpeza da areia da praia mais próxima de Jardim Camburi. “O trecho foi pequeno, mas encontramos canudos, pino de cocaína vazio, vidro, sacolas e bitucas de cigarro. São coisas que vão para o mar e prejudicam animais marinhos.” Brenda ficou surpresa com o impacto da ação, já que quem viu a cena acabou ajudando. Outro trabalho é mobilizar pessoas para doarem livros, que seriam vendidos em feirinhas.

Este vídeo pode te interessar

“Revertemos a renda para os cuidados dos animais abandonados. Juntamos pilhas de livros na escola e no salão da mãe de uma das meninas, ponto de recolhimento”, diz, orgulhosa. A campanha mais recente foi para arrecadar material escolar, roupas e brinquedos para crianças de uma ONG na Serra, e para um abrigo. “Eu me sinto bem vendo o sorriso de outras pessoas e de poder ajudar”, afirma a jovem.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais