Data: 06/12/2019 - ES - Vitória - Thais Oliveira, 18 anos
Data: 06/12/2019 - ES - Vitória - Thais Oliveira, 18 anos. Crédito: Carlos Alberto Silva

Garota de Vila Velha une poesia e hip hop na luta contra a violência

Thais de Oliveira, 16 anos, realiza eventos de hip hop e batalhas de poesias para atrair a juventude em Terra Vermelha, Vila Velha

Publicado em 21/12/2019 às 15h40
Atualizado em 21/12/2019 às 15h40

O som que ecoa entre adolescentes da Grande Terra Vermelha, em Vila Velha, é o hip hop. A música e os duelos de rimas conquistam os espaços públicos da região, e quem ajuda a promover essa mudança é a estudante Thais Oliveira, de 17 anos. A menina atua na organização e divulgação dos eventos, que já é diversão garantida para a juventude da comunidade.

“O jovem é moldado pela sociedade ao redor dele. Se a essa comunidade for a do tráfico de drogas, ele vai seguir no tráfico, mas se for a do hip hop, ele terá outra opção”, afirma Thais, aluna do 2º ano do ensino médio da rede pública.

Além de abraçar a música como instrumento de transformação de sua comunidade, a jovem escreve poesias, faz apresentações em colégios e faculdades, ajuda nas tarefas de casa, além de dar conta dos estudos na escola e ainda frequentar festinhas com os amigos.

Cansou só de ler? Thais ainda tem energia e vontade para muito mais. Ela e o irmão estão apostando no grafite, que distribui um pouco mais de cor e arte na comunidade, sempre com o apoio da mãe.

“Colaboro com a divulgação dos eventos de hip hop, falo de igual para igual com os jovens. São três batalhas (grupos responsáveis por montar a estrutura) na Grande Terra Vermelha com eventos três vezes por semana. Também fazemos encontros de literatura, oficinas que ensinam adolescentes a usar o celular para fazer música e estamos começando com o grafite”, conta, empolgada.

Os eventos reúnem de 10 a 100 pessoas, dependendo do dia e da mobilização. A divulgação é por bate-papo e também pelas redes sociais, como o Instagram @thaisdogueto. A jovem também atua no slam - batalhas de versos de poesias - que acontece nos dias dos encontros do hip hop. Nessas horas, a menina quieta e atenta percebe a voz reverberar entre a mente e o coração das pessoas.

“Sou uma das poucas meninas que manda poesia nas rodas de batalha. Com a minha identidade e representatividade feminina, outras meninas que me ouvirem ali terão coragem de falar também”, enfatiza Thais, que sonha em cursar faculdade de Psicologia quando terminar o ensino médio. 

A Gazeta integra o

Saiba mais
vila velha

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.