> >
Coronavírus: capixabas circulam pelas ruas e vão à praia

Coronavírus: capixabas circulam pelas ruas e vão à praia

As prefeituras da Grande Vitória garantem que atuam com campanhas de conscientização para que os cidadãos permaneçam em casa e evitem locais públicos

Publicado em 4 de abril de 2020 às 16:12

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Data: 03/04/2020 - ES - Vit?ria - Pandemia coronav?rus - Movimento na Praia da Guarderia - Editoria: Cidades - Foto: Vitor Jubini
Data: 03/04/2020 - ES - Vit?ria - Pandemia coronav?rus - Movimento na Praia da Guarderia - Editoria: Cidades - Foto: Vitor Jubini . (Vitor Jubini)

A pandemia de coronavírus alterou com a rotina dos capixabas e as mudanças são visíveis, com o fechamento de escolas e de estabelecimentos comerciais. Entretanto, em alguns locais as ruas continuam cheias e algumas pessoas ainda insistem em frequentar as praias.

Mas, afinal, o que as prefeituras da Grande Vitória têm feito a fim de informarem sobre a importância do isolamento social da população? A reportagem de A Gazeta foi em busca dessas respostas junto às autoridades municipais.  De forma geral, as prefeituras alegam que têm atuado junto às suas guardas municipais e equipes de salva-vidas para garantirem a conscientização. 

03/04/2020 - Com as lojas fechadas o movimento de pessoas na avenida Central em Laranjeiras, na Serra, era pequeno(Vitor Jubini)

Em Vitória, a prefeitura tem utilizado carros de som, acompanhados de viaturas da Guarda Municipal, para percorrer os bairros da cidade informando sobre a necessidade de as pessoas ficarem em casa e evitarem locais públicos, como praças, praias, parques e calçadão.

"O comunicado orienta também para que as os moradores de Vitória com sintomas ou dúvidas liguem para o Fala Vitória 156, e moradores de outras cidades, para o 136. O alerta reforça ainda a necessidade de higienizar as mãos com frequência e que as pessoas usem máscaras caseiras se precisarem muito sair de casa", orienta a prefeitura.

Serra

Na Serra, a prefeitura também informa que a Guarda Municipal está nas ruas orientando as pessoas a ficarem em casa. Além disso, a orientação também é feita aos banhistas nas praias pelos guarda-vidas. "Também estamos com carros de som nos bairros alertando para a importância do isolamento social", explica a prefeitura. 

Para denunciar estabelecimentos abertos, os moradores devem acionar o 190, informa a Serra.

02/04/2020 - Na avenida Expedito Garcia, Campo Grande, grande número de pessoas na rua(Vitor Jubini)

Vila Velha

A prefeitura de Vila Velha informa que para prevenir a disseminação da doença, equipes da Guarda Municipal e de fiscalização têm realizado ações integradas para garantir o cumprimento dos decretos estadual e municipal que restringem o funcionamento de estabelecimentos não essenciais.

"Além disso, outras ações integradas, que reúnem guardas e fiscais, também são programas semanalmente por meio da Comissão Interna de Fiscalização Integrada (Coifin). Já nas praias os guarda-vidas também estão orientados para fazerem abordagens preventivas de conscientização para que as pessoas permaneçam em isolamento social", diz a prefeitura.

Cariacica

Em Cariacica, a prefeitura também informa que está alertando a população sobre a necessidade de cumprir isolamento social.  Na cidade há uma fiscalização integrada envolvendo as secretarias de Saúde, Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente  e Defesa Social, numa espécie de força-tarefa para garantir o cumprimento do decreto de fechamento. 

A prefeitura explica que, desde o início da pandemia, foram fechados mais de 150 estabelecimentos comerciais (academia, bares, lojas, entre outros). Em caso de reincidência, os estabelecimentos notificados poderão pagar multa, que varia de R$ 500 a R$ 1.500, e o proprietário pode perder o direito de abrir.

Também foi informado que são feitas postagens de matérias e reportagens em suas redes sociais institucionais, além do uso de carros de som e faixas e placas com mensagens educativas de alerta ao longo dos bairros e locais de maior circulação. 

Para fazer denúncia de comércios abertos, em Cariacica, o morador pode ligar para o telefone 0800 283 9255.

Como denunciar?

Vitória: O cidadão pode ligar para o telefone 156

Serra: Para denúncias, os moradores devem acionar o 190

Vila Velha:  O morador pode ligar para o número 162 da Ouvidoria, no (27) 3219-9929 da Guarda Municipal ou a Polícia Militar pelo 190

Este vídeo pode te interessar

Cariacica:  Para denúncias, o morador pode ligar para o telefone 0800 283 9255

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais