> >
Cidadania italiana: 'Há empenho para agilizar o serviço', diz cônsul

Cidadania italiana: "Há empenho para agilizar o serviço", diz cônsul

A estimativa é que cerca de 70% da população que mora no Estado tem descendência ou origem italiana

Publicado em 23 de outubro de 2018 às 16:04

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Paolo Miraglia del Giudice , cônsul italiano esteve na Rede Gazeta. (Caroline Mauri)

Em 2018, um Consulado Honorário da Itália no Espírito Santo passou a funcionar em Vitória. O órgão visa facilitar os processos para os capixabas que buscam passaporte, visto ou cidadania italiana. A estimativa é que cerca de 70% da população que mora no Estado tem descendência ou origem italiana. 

Quem tenta a cidadania italiana ainda precisa recorre ao consulado no Rio de Janeiro, mas pode utilizar o consulado em Vitória para assistência e passaporte. Em visita à Rede Gazeta na manhã desta terça-feira (23), o cônsul italiano Paolo Miraglia del Giudice afirmou que a ideia é que os serviços passem a funcionar cada vez de forma mais rápida.

"A comunidade italiana é muito numerosa. Calcula-se que 60%, 70% da população que mora no ES tem descendência ou origem italiana. Estamos empenhados em melhorar todos os serviços consulares e fazer com que os tempos de espera sejam mais curtos, especialmente para passaporte, visto e cidadania italiana. Mas temos que considerar que há uma grande pressão sobre os consulados. Calcula-se que 15% de toda população brasileira tenham origem italiana. Temos que trabalhar de maneira sustentável, é muito difícil para consulados enfrentar uma demanda que é muito, muito grande", afirmou.

No caso de cidadania italiana, o tempo mínimo de espera hoje é de um ano. Com os documentos necessários, quem tem parentes de até quinto grau de origem italiana, podem pedir cidadania. Mas até para serviços mais simples, oferecidos em Vitória, a ideia é agilizar os processos.

"Já identificamos algumas medidas para facilitar, agilizar esse processo também aqui em Vitória. Sou muito otimista que o serviço será mais rápido, com mais facilidades. Tendo em conta que isso é complicado, temos poucos recursos humanos aqui. O Consulado do Rio cuida da área de cidadania. Mas é organizar o trabalho da melhor maneira possível, respeitando os tempos previstos pela lei italiana", concluiu.

Este vídeo pode te interessar

Mais informações podem ser obtidas no site italiaes.com.br

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais