> >
Capixaba viraliza no Twitter por ter sonhado com tema de redação do Enem

Capixaba viraliza no Twitter por ter sonhado com tema de redação do Enem

Patrícia Specemille é de Linhares; em conversa com o jornal O Globo, ela revelou detalhes do sonho e contou da reação ao abrir a prova e ver o tema da redação no último domingo (3)

Publicado em 4 de novembro de 2019 às 19:27

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
A capixaba Patrícia Specemille, que sonhou com o tema da redação do Enem. (Arquivo pessoal)

Uma estudante capixaba viralizou no Twitter após o último domingo (3), dia em que aconteceu a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Patrícia Specemille, de Linhares, tinha sonhado com o tema da redação da prova dias antes.

A capixaba de 18 anos contou em entrevista ao jornal O Globo que não levou o sonho muito a sério e optou por estudar outros temas. A "premonição" de Patrícia rodou o país graças a uma publicação feita no dia 31 de outubro, que acabou viralizando durante a realização do Enem.

VEJA O TWEET

Patrícia está no quarto ano do curso técnico de Administração do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), mas sonha mesmo é com uma vaga em Arquitetura na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em 2020. A estudante contou para O Globo que não acreditou quando abriu a prova.

"Eu confesso que soltei um palavrão baixinho. Nossa, meu coração acelerou na hora. Fiquei bem nervosa. Pensei: putz, era para ter estudado isso e confiado no sonho. Uma amiga minha sonhou uns dias atrás que o tema seria maus tratos aos animais. Aí contei para ela meu sonho e a reação foi: 'nossa, isso nunca vai cair'", disse.

Aspas de citação

Acabei não estudando sobre o tema, nem li nada sobre. O máximo que li sobre foi democratização da cultura, mas não especificamente sobre cinema

Patrícia Specemille
Estudante capixaba
Aspas de citação

O SONHO

Patrícia revelou que, no sonho, encontrava vários candidatos na rua com a prova em mãos. Ao abordá-los, pediu para connferir a prova antes de chegar no local do teste e descobriu o tema, que é bem próximo ao proposto pelo Ministério da Educação (MEC) "O valor do cinema para a sociedade brasileira".

Um dos textos de apoio, no entanto, não se concretizou: falava da Turma da Mônica. Como mostrou A Gazeta, os textos abordaram o surgimento do cinema, sua definição e o contexto do parque exibidor nacional.

VIRALIZOU

Patrícia contou ao jornal O Globo que, durante a prova, pensou várias vezes em repercutir o tweet assim que saísse do exame, mas, ao deixar o local de aplicação, se deparou com milhares de notificações na rede social ao ligar o celular.

"Eu não esperava que viralizasse. Eu sabia que, quando saísse da sala, após terminar a prova, tuitaria sobre. Só que quando abri o celular vi um milhão de notificações. Pensei comigo: quem conseguiu resgatar esse tuíte?", relata a estudante, que não conseguiu identificar quem iniciou a repercussão. A estudante ganhou seguidores e frisa que ainda está recebendo várias notificações.

Até a publicação desta matéria, o tweet de Patrícia tinha 12,3 mil retweets e 53,2 mil curtidas. Às 18h52 do último domingo (3), ela respondeu o próprio tweet com "gente, eu tô chocada".

Com informações de Johanns Eller, do jornal O Globo.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais