> >
Baleia Jubarte é encontrada morta com corda em volta da carcaça no ES

Baleia Jubarte é encontrada morta com corda em volta da carcaça no ES

Baleia foi encontrada por engenheiro civil e ambiental próxima ao litoral do Estado

Publicado em 21 de junho de 2019 às 23:43

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Jubarte é encontrada morta com corda em volta da carcaça no ES. (Sandro Luppi )

Uma Baleia Jubarte foi encontrada morta na tarde desta quinta-feira (20) a uma distância de aproximadamente dez milhas da costa do Espírito Santo, entre as regiões de Manguinhos e Carapebus, na Serra. Havia uma corda em volta do animal e, de acordo com especialistas, ele pode ter sido vítima do chamado “emalhamento”, quando fica preso e não consegue ir à superfície para respirar.

O registro foi feito pelo engenheiro civil e ambiental Sandro Luppi, que praticava pesca esportiva em uma embarcação própria. “Vimos de longe que tinha algo boiando e, quando nos aproximamos, vimos que era uma baleia”, contou. 

Este ano, a temporada de Jubarte no Espírito Santo começou mais cedo. Elas migram em direção às águas quentes do Banco dos Abrolhos, localizado entre o Espírito Santo e a Bahia, para reprodução.

De acordo com coordenador do projeto Amigos Jubarte e jubarte.lab, Thiago Ferrari, é normal que alguns animais comecem a aparecer mortos, devido ao crescimento populacional da espécie. “Como agora é a época delas, de migração, esse grupo que vem pra cá está estimado em 20 mil indivíduos. Dois a três mil filhotes nascem todos os anos, essa população está aumentando. O aumento da mortalidade também é natural. Cada vez mais vamos acompanhar carcaças”, disse.

No caso da Jubarte encontrada nesta quinta-feira (20), foi possível ver uma corda em volta da carcaça. Integrantes do Projeto Amigos da Jubarte analisaram as imagens e disseram que esse é um indício de que ela pode ter sido vítima da ação humana.

“Tem sim uma corda em volta dela. Dá para ver que a pele está marcada, até. Tem uma grande chance de essa corda ter contribuído com a morte dela. É cada vez mais comum cetáceos sendo mortos por aparatos de pesca. A corda pode não ter matado diretamente, mas, ao dificultar a locomoção, eventualmente acaba prejudicando muito o animal”, disse Leonardo Merçon.

De acordo com Thiago e Leonardo, o “emalhe” ou “emalhamento” é um dos entraves para a recuperação da espécie.

“A primeira entrave é a caça. Infelizmente, hoje em dia países continuam caçando baleias. E os outros dois entraves a gente vive muito aqui no litoral, que é o emalhe acidental em rede de pesca, quando a baleia passa por uma rede, fica presa e se afoga. Um terceiro problema é a navegação de pequenas embarcações e grandes navios. O Espírito santo é um dos maiores complexos portuários da América Latina, com uma quantidade enorme de tráfego de navios. Pode haver atropelamento, o barulho das hélices pode prejudicar a orientação das Jubartes”, explicou Thiago.

Este vídeo pode te interessar

Ainda de acordo com Thiago, quando as Jubarte aparecem no meio do oceano, normalmente são deixadas no local. Já quando as carcaças chegam ao litoral e encalham, ainda há a possibilidade de ser feita a necropsia para saber a causa da morte do animal.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais