> >
Cais das Artes vai receber dois eventos antes do fim das obras

Cais das Artes vai receber dois eventos antes do fim das obras

Primeira etapa do centro cultural deve ser entregue em dezembro deste ano e o restante em abril de 2026; saiba quais eventos estão previstos para serem realizados no local

Publicado em 5 de junho de 2025 às 15:00

Cais das Artes
Cais das Artes será entregue em duas etapas: uma em dezembro de 2025 e outra em abril de 2026 Crédito: Fernando Madeira

Cais das Artes, na Enseada do Suá, em Vitória, já receber dois eventos antes mesmo do fim das obras. A previsão é que a primeira etapa do centro cultural seja entregue em dezembro deste ano e o restante em abril de 2026.

No entanto, o primeiro evento no local já deve acontecer no próximo mês, no dia 3 de julho. O espaço vai receber o encontro ES 500 Anos, com a apresentação da conclusão de um estudo voltado a pensar diretrizes para o futuro do Espírito Santo.

Governo prometeu inaugurar o museu do complexo cultural em dezembro deste ano e o teatro até abril de 2026

De acordo com o governo do Estado, é importante que a entrega do documento aconteça no Cais das Artes, devido ao potencial de impacto do complexo cultural para o Espírito Santo. 

Já em 15 de agosto, a parte externa do centro cultural vai receber atrações do Movimento Cidade, que neste ano acontecerá pela segunda vez na Prainha, em Vila Velha

00:00 / 01:54
Cais das Artes vai receber dois eventos antes do fim das obras

Segundo a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), as duas atividades serão para um público reduzido e controlado, de até 500 pessoas, seguindo todas as normas e exigências de segurança. Os eventos também não devem atrapalhar o cronograma das obras e das entregas anunciadas.

Inauguração oficial

Em coletiva de imprensa realizada em abril deste ano, o governador Renato Casagrande (PSB) informou que o Cais das Artes será entregue em duas etapas. O prédio que vai abrigar o museu será entregue em dezembro de 2025, enquanto o teatro será aberto ao público somente em abril de 2026.

Em obras desde 2010, o complexo cultural enfrentou a desistência de uma concessionária e um longo imbróglio judicial que atrasaram as obras. A previsão inicial era de que fosse entregue em 2012. O custo total do empreendimento, após os contratempos, está orçado em R$ 315 milhões. 

O novo prazo confirma a estimativa do Tribunal de Contas do Espírito Santo, que acompanha o andamento da obra e a aplicação dos recursos públicos. Em fevereiro, a Corte de Contas havia destacado que o centro cultural não seria entregue em janeiro de 2026, conforme prometido pelo governo anteriormente.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais