> >
As melhores escolas particulares do Espírito Santo no Enem

As melhores escolas particulares do Espírito Santo no Enem

Ranking só considera escolas que tiveram 61 ou mais alunos que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio

Publicado em 18 de junho de 2019 às 23:29

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

As escolas Leonardo da Vinci, na Praia do Canto, em Vitória, e a São Domingos, em Bento Ferreira, também na Capital, são os colégios particulares do Espírito Santo com melhor desempenho na nota de avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

(Reprodução)

Os rankings publicados pelo Gazeta Online seguem o mesmo critério da Folha de São Paulo e considera apenas as instituições com mais de 61 alunos que fizeram a prova. A Folha também exclui do levantamento escolas com menos de dez alunos do 3º ano no exame e/ou com menos de 50% do total de estudantes na prova.

De acordo com o coordenador do ensino médio do Da Vinci, Marcos Cardoso, o horário integral obrigatório, viagens culturais e atividades extras às que os alunos são submetidos criam o combo perfeito para a nota do Enem aumentar. Ele acredita que a carga cultural que os alunos acumulam com teatro, música, arte e outros exercícios extracurriculares contribui bastante para o bom desempenho em provas como às do exame do Ministério da Educação (MEC).

“Temos uma regularidade grande de simulados, o que prepara bastante para o Enem e outras provas objetivas”, destaca, completando que para a redação a ideia é a mesma: “Na escola, os alunos têm acesso a um programa próprio pela internet que possui um banco de redações que eles mesmos escreveram, com acesso a correções e análises de professores. Isso também ajuda muito para eles terem repertório ao longo dos anos”, diz Marcos, reiterando que o trabalho preparatório do colégio é feito ao longo de anos.

CARGA HORÁRIA AMPLIADA

Para o diretor da São Domingos, Leandro Carneiro, um dos principais fatores é mesmo o de os alunos terem alcançado um desempenho bom é o fato de eles ficarem em tempo integral no colégio. “Eles ficam das 7h10 às 16h tendo aulas específicas, gerais e com conteúdo bem explorado pelos professores. Além disso, têm atividades extras e outras avaliações que vão preparando todos ao longo do ano para o Enem e provas objetivas e conteudistas”, afirma.

Segundo o diretor, numa prova como o Enem, a maior dificuldade é a escolha do curso. Ele avalia que quanto mais concorrido é o curso escolhido, maior será a pressão que o aluno terá de conseguir uma nota alta. “Isso afeta muito o psicológico dele e os que escolhem cursos mais disputados acabam tendo essa preocupação maior. Quando mais disputado é o curso, pior é para o aluno nesse sentido”, conclui.

Nacional

No topo da lista do Brasil, que inclui tanto escolas particulares quanto públicas, a maior média é do Instituto Dom Barreto, no Piauí, unidade privada com 723,93 pontos.

DOUTORA EM EDUCAÇÃO: “INVESTIR EM INFRAESTRUTURA E PROFESSORES É ESSENCIAL”

Para a doutora em Educação e professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Cleonara Schwartz, o principal é que sejam feitos investimentos em professores capacitados, infraestrutura e plano de estudos para os objetivos de cada escola. Ela aponta que os institutos federais, por exemplo, possuem de antemão uma vantagem por terem laboratórios modernos, professores mestres e doutores e um plano de carreira que só melhora os profissionais que lecionam.

Um cenário parecido é traçado pela especialista em escolas particulares, que geralmente protagonizam em posições privilegiadas dos rankings. “A escola privada tem um plano para fazer o aluno seguir no Ensino Superior, o que faz com que esses resultados sejam mais positivos. Eles também têm um investimento maior em estrutura e pessoal e há um interesse geral em fazer esses estudantes serem aprovados em exames como o Enem”, acredita.

Em contrapartida, a doutora em Educação diz que em escolas públicas a missão com os alunos é mais ampla e o fato de muitos deles partirem do Ensino Médio para o mercado de trabalho também pode ser um dos motivos que faz a nota cair. Para ela, esses ambientes precisariam de mais investimento.

“A escola pública forma o aluno de uma forma mais ampla no sentido de formar para a vida, para o trabalho. Uma parcela grande de alunos vai parar os estudos por ali mesmo. Na particular, a porção de estudantes que quer o Ensino Superior é maior, o que aumenta o interesse em ter bons resultados em exames como o Enem para a aprovação em universidades e faculdades”, corrobora.

RANKING DAS PARTICULARES NO ES 

 

RANKING GERAL

Leva em consideração escolas públicas, institutos e escolas particulares do Espírito Santo que tenham tido 61 ou mais estudantes realizando o Enem 2018

Este vídeo pode te interessar


Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais