> >
Vitória fica em 4° lugar em ranking das melhores cidades para empreender

Vitória fica em 4º lugar em ranking das melhores cidades para empreender

Nos quesitos Ambiente Regulatório e Capital Humano, a Capital ficou em segundo lugar. Porém, a cidade teve uma performance ruim em Cultura Empreendedora, terminando na 97ª posição

Publicado em 28 de janeiro de 2021 às 17:26- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Amanhecer do dia na Praia de Camburi em Vitória
Praia vista da praia de Camburi. (Luciney Araújo)

Vitória ficou em quarto lugar entre as cidades do país que reúnem as melhores condições para empreender no Brasil. A conclusão é do Índice de Cidades Empreendedoras, elaborado pela Endeavor em parceria com a Enap (Escola Nacional de Administração Pública) e divulgado nesta quinta-feira (28). A primeira posição ficou com São Paulo.

O estudo avalia sete critérios (ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora) para descobrir quais são os locais mais propícios para o desenvolvimento de novos negócios. Foram analisadas as cem cidades mais populosas do país.

Florianópolis (SC) e Osasco (SP) aparecem em segundo e terceiro lugares, respectivamente. A capital do Espírito Santo é o quarto e é seguida por Brasília (DF), São José dos Campos (SP), São Bernardo do Campo (SP), Jundiaí (SP), Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ).

Vila Velha, Serra e Cariacica também estão no ranking, porém nas posições 34, 43 e 57, respectivamente.

Nos quesitos Ambiente Regulatório e Capital Humano, Vitória teve uma pontuação alta e ficou em segundo lugar. O documento ressalta iniciativas do município e do governo do Estado para facilitar a abertura e o fechamento de empresas, além do fácil acesso dos empreendedores à informações sobre negócios.

"No caso de Vitória, é importante ressaltar algumas ações que refletem o esforço do município e do Estado no sentido da desburocratização. A primeira é a iniciativa municipal Alvará Mais Fácil, que é um grupo de ações de simplificação e desburocratização dos licenciamentos para quem quer investir na capital. Além disso, em 2018 foi lançado o Programa Estadual de Desburocratização do Ambiente de Negócios (Simplifica ES), com estabelecimento do Escritório do Empreendedor e o Portal Simplifica ES. Enquanto o Portal integra diversos órgãos municipais, estaduais e federais, o Escritório do Empreendedor, localizado em Vitória, é dedicado a orientar sobre cada etapa do processo de constituição, alteração e extinção de uma empresa", aponta o documento.

Porém, a cidade teve uma performance ruim em Cultura Empreendedora, terminando na 97ª posição (são 100 no total).  Esse critério leva em consideração, entre outros itens, a satisfação em empreender, apoio familiar e probabilidade de abertura de negócios.

Com informações de Agência FolhaPress

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais