> >
Saiba como receber a restituição do IR em conta de apps ou banco digital

Saiba como receber a restituição do IR em conta de apps ou banco digital

Agora, além das opções tradicionais de conta-corrente e poupança, o contribuinte pode selecionar aplicativos e fintechs. Saiba como fazer

Publicado em 18 de março de 2021 às 15:37- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Contribuinte pode selecionar uma conta pagamento para crédito da restituição do imposto
Contribuinte pode selecionar uma conta pagamento para crédito da restituição do IR. (Pexels)

De olho na popularização das fintechs - startups ou empresas que desenvolvem produtos financeiros digitais -, a Receita Federal incluiu uma novidade na declaração de Imposto de Renda (IR) 2021. 

A partir deste ano, além das opções de conta corrente e poupança dos bancos tradicionais, o contribuinte também pode optar por utilizar uma conta de pagamento para receber a restituição do IR, quando houver.

É o caso de contas no PicPay e Mercado Pago, por exemplo, entre outras plataformas digitais que se popularizaram pela facilidade de acesso e movimentação e, mais recentemente, por oferecer rendimentos de até 210% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário), o que equivale, atualmente, a cerca de 3,8% ao ano - mais que o dobro da poupança.

Utilizar as contas em aplicativos ou fintechs para receber a restituição é simples. Antes de enviar a declaração, o contribuinte deve selecionar a opção “Resumo da declaração”, no menu esquerdo da tela, e depois clicar em “Cálculo do Imposto”. Ali, será informado do valor a ser restituído, quando houver.

Caso tenha dinheiro a receber a restituição, a aba “Informações Bancárias” deverá ser preenchida com os dados de sua conta, que deverá ser identificada como “conta de pagamento”.

Será preciso informar o código da instituição, número da conta e agência, que pode ser verificada no próprio aplicativo.

Se já entregou a declaração e optou por uma conta corrente ou poupança tradicional, mas deseja alterar para uma conta de pagamento, acesse o Portal e-CAC, selecione o serviço Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF) no menu "Serviços em Destaque". Na página que se abrir, escolha na aba "Restituição" o serviço "Consultar e Alterar Conta para Crédito de Restituição" e faça as alterações.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais