Publicado em 16 de dezembro de 2022 às 00:12
Ampliação dos produtos da marca própria Bem Cuidar, expansão do convênio e do crediário e aumento do número de lojas para 250 pontos de venda. Essas são algumas metas da Farmes para o ano de 2023. O grupo associativista de farmácias, presente em 30 municípios do Espírito Santo, conquistou o primeiro lugar na categoria “Farmácia” da 13ª edição do Marcas de Valor A Gazeta. >
Em 25 anos de história na vida dos capixabas, a Farmes mantém clientes satisfeitos. Consumidor e empresa estabelecem uma relação de confiança baseada no cuidado e na qualidade proporcionados pela marca. Em 2022, 26 lojas foram inauguradas no Estado. Esse crescimento resultou em uma elevação de 16% no faturamento anual.>
No decorrer dos anos, a empresa vem investindo cada vez mais em sua marca própria, totalmente capixaba, a Bem Cuidar, composta por mais de 60 itens em diversas categorias, como vitaminas, itens capilares, solares e infantis e dermocosméticos.>
De acordo com o presidente da Farmes, Marcelo Frisso, o objetivo para 2023 é dar continuidade à trajetória ascendente, a fim de que a alta representatividade do grupo – realidade já consolidada na Grande Vitória – seja também registrada nas cidades do interior do Estado. A meta é alcançar 90% dos municípios capixabas e também outros Estados do Brasil.>
>
“Pretendemos aumentar nosso convênio e o crediário próprio, bem como expandir o número de lojas. Almejamos também marcar nossa presença em mais municípios, chegar a 250 lojas em 2023 e ter um faturamento de cerca de meio bilhão de reais em vendas”, detalha Frisso.>
Para manter o ritmo de avanço, o presidente pontua que é importante dar continuidade aos investimentos. Ele informou que, em 2022, a Farmes investiu em inteligência de mercado com novos BI (Business Intelligence) de análises macro e micro, por região. Além disso, está em fase final o processo de criação de um aplicativo de e-commerce para a implantação das vendas 100% digitais.>
“Adquirimos a Geofusion, que nos permite mapear as melhores oportunidades para abertura de lojas, identificando potenciais áreas de consumo, além de investimentos 360° em todos os veículos de comunicação. Investimos muito na capacitação técnica de gestão com os nossos empresários. Incessantemente, promovemos treinamentos diversos da nossa força de vendas”, explica o presidente.>
Segundo Frisso, “o grande objetivo da Farmes para 2023 é se tornar a maior rede de lojas do Espírito Santo”. “Para isso, buscaremos chegar a pelo menos 50 licenciados como associados e, dessa forma, faturar algo em torno de R$ 1 bilhão em vendas/ano nos próximos cinco anos.”>
Como diferenciais, os representantes da empresa apontam a significativa capilaridade no mercado capixaba e a variedade na oferta de produtos. A expressiva presença em diferentes bairros e comunidades e também em diversos municípios do Estado possibilita que a Rede conheça a necessidade e potencial de cada local.>
Outros fatores são a união e a troca de experiência e de know-how entre os empresários, viabilizadas pela associação. São 187 lojas em todas as regiões do Estado. Há ainda a facilidade de crédito próprio com descontos especiais e com possibilidade de parcelamento em até três vezes sem juros.>
Bruno Souza, diretor financeiro da Farmes, avalia que “o setor de varejo de farmácias no Espírito Santo tem uma curva de crescimento mais acentuada que a do mercado nacional, em razão do forte plano de expansão que as redes vêm realizando desde 2018”.>
Somente em 2022 o grupo Farmes já aportou mais de R$ 10 milhões para abertura de 26 unidades espalhadas por todas as regiões do Estado. “Esse número traz representatividade de 10% do mercado capixaba, com faturamento anual de toda a Rede de R$ 390 milhões/ano”, revela.>
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta