> >
Receita mira 1,4 mil no ES por fraude em deduções no Imposto de Renda

Receita mira 1,4 mil no ES por fraude em deduções no Imposto de Renda

Órgão investiga esquema de deduções indevidas que totalizaram R$ 4,2 milhões no Estado, entre 2015 e 2017. Multa pode chegar até a 150% sobre o valor do imposto apurado

Publicado em 28 de setembro de 2020 às 18:01

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Vitória - ES - Sede da Receita Federal na lha de Santa Maria
Sede da Receita Federal na llha de Santa Maria, em Vitória. (Vitor Jubini)

Uma fraude nas declarações de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) está na mira da Receita Federal no Espírito Santo.  A partir de denúncias, delegados do órgão iniciaram investigações e identificaram um esquema  envolvendo deduções indevidas de dependentes nas declarações do imposto. 

Receita mira 1,4 mil no ES por fraude em deduções no Imposto de Renda

De acordo com a Superintendência Regional da Receita Federal da 7ª Região Fiscal (RJ/ES), foram analisadas declarações de mais de 15 mil contribuintes do Estado, sendo constatadas deduções de dependentes inexistentes em 2.454 declarações de IRPF, entre 2015 e 2017, de um grupo de 1.470 contribuintes, no valor de R$ 4,2 milhões.

Essas pessoas emitiram declarações informando falsamente terem dependentes, afim de obterem descontos no valor do imposto a pagar ou mesmo restituição. Esses contribuintes também declararam outras deduções indevidas e já estão incluídos em lista de monitoramento no âmbito da Malha Fiscal de IRPF.

Segundo a Receita, os contribuintes que não se autorregularizarem serão autuados pelos valores devidos, acrescidos de multas que podem chegar a 150% sobre o valor do imposto apurado e ficarão sujeitos ao processo criminal por crimes contra a ordem tributária.

Os contribuintes que ainda não foram notificados pelo sistema de Malha Fiscal poderão se autorregularizar por meio da entrega de declarações retificadoras.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais