> >
Porto de Vitória inicia testes com navios com maior capacidade de carga

Porto de Vitória inicia testes com navios com maior capacidade de carga

Capitania dos Portos autorizou realização de manobras que vão permitir navios a saírem e entrarem no porto mais carregados por causa da nova profundidade

Publicado em 30 de abril de 2020 às 22:13

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Canal do Porto de Vitória já recebeu sinalização náutica para permitir entrada de navios com calado maior
Canal do Porto de Vitória já recebeu sinalização náutica para permitir entrada de navios com calado maior. (Codesa)

A Capitania dos Portos do Espírito Santo autorizou, nesta quinta-feira (30), o início das manobras testes com navios de calado maior no Porto de Vitória. Serão 24 manobras, 12 de entrada e 12 de saída, com embarcações com maior capacidade de carga, ou seja, mais carregados.

Os testes serão a última etapa antes da autorização final da Marinha para o porto receber navios com mais capacidade de carga em função da dragagem finalizada em 2017, após 20 anos. As primeiras manobras vão acontecer já na próxima semana.

De acordo com o diretor de Infraestrutura e Operações da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), João Cunhalima, os testes serão divididos em três etapas. A primeira, na próxima semana, constará de quatro manobras de saída e outras quatro de entrada, para calados entre 10,67m e 11,50m.

O diretor afirmou, ainda, que duas embarcações já estão confirmadas para os testes que contarão com dois práticos a bordo, em cada navio. "O porto, os práticos, os terminais e os agentes portuários já estão se preparando", disse. As segunda e terceira etapas também terão oito manobras cada, de entrada e saída, para calados entre 11,50m e 12m e entre 12m e 12,50m, respectivamente.

Essa maior capacidade, segundo o diretor de Planejamento e Desenvolvimento da Codesa, Bruno Fardin, deverá representar um aumento de 20%. Ou seja, as embarcações poderão chegar ou sair do Porto de Vitória com 20% a mais de carga.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais