ASSINE

Porto de Vitória: Codesa tem a maior movimentação de cargas em 8 anos

A Companhia diz que o bom desempenho foi puxado, especialmente, por adubo, fertilizante, malte e ferro gusa

Publicado em 16/01/2020 às 14h24
Navio carregado com contêiner manobra no complexo portuário de Vitória. Crédito: Vitor Jubini
Navio carregado com contêiner manobra no complexo portuário de Vitória. Crédito: Vitor Jubini

Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) registrou, em 2019, a maior movimentação de cargas em oito anos. No ano passado, passaram pelo Porto de Vitória 7 milhões de toneladas de material. Um crescimento de 4,26% em relação a 2018.


De acordo com a Codesa, o destaque ficou por conta dos graneis sólidos, que movimentaram 2,944 milhões de toneladas, cujo crescimento foi de 16,4% em relação ao ano anterior. Neste caso, o bom desempenho foi puxado, especialmente, por adubo, fertilizante, malte e ferro gusa.

O primeiro lugar entre os produtos ficou com adubo e fertilizante, que juntos totalizaram um milhão de toneladas, num crescimento de 50,9% em relação a 2018. Foram movimentadas 345 mil toneladas de malte (aumento de 46,5%) e 820 mil toneladas de ferro gusa (crescimento de 29% no comparativo com 2018).

Esse aumento na movimentação de cargas é apontado como um dos fatores que contribuiu para que a Companhia registrasse a maior receita de toda a história do Porto de Vitória. Foram R$ 158,4 milhões - um aumento de 6,42% em relação a 2018.

O melhor mês para a Companhia foi dezembro, quando a receita ultrapassou os R$ 20 milhões. De acordo com a Codesa, o recorde foi possível também graças ao reajuste nas tarifas.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.