> >
Exportação e produção de commodities provocaram queda do PIB do ES

Exportação e produção de commodities provocaram queda do PIB do ES

A indústria geral caiu 13,4% no 1º trimestre de 2020. A extração de petróleo e a produção de pelotas de minério e de celulose foram os principais responsáveis

Publicado em 17 de junho de 2020 às 19:21

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Petróleo, pelotas de minério e celulose: principais commodities que o ES exporta para a China
Petróleo, pelotas de minério e celulose: principais commodities que o ES produz e que tiveram queda na produção. (Montagem A Gazeta / Fotos: Divulgação)

Os efeitos do novo coronavírus na economia capixaba chegaram antes mesmo da doença ao Espírito Santo. Enquanto o primeiro caso confirmado ocorreu no dia 26 de fevereiro e o comércio começou a ser fechado em 18 de março, a produção industrial e o comércio exterior já amargavam números negativos. Foi isso provocou a queda do Produto Interno Bruno (PIB) do Estado em 1,2% no primeiro trimestre na comparação com o último de 2019.

De acordo com dados do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), divulgados nesta quarta-freira (17), no primeiro trimestre de 2020, comparado ao mesmo período de 2019, a indústria geral caiu 13,4% e as exportações tiveram redução de 12,5%. Esses indicadores levaram à retração de 1,7% da economia capixaba na comparação com o mesmo trimestre de 2019.

O Espírito Santo tem forte ligação com o comércio exterior. A exportação e a importação de mercadorias é muito forte no Estado, o que faz com que ele seja mais suscetível às variações do mercado externo. A China é um dos principais mercados dos produtos capixabas, além de ser o maior consumidor mundial de commodities. Mas com o pico da doença por lá, a economia do país parou no primeiro trimestre.

Com o país asiático desacelerando, as empresas deixaram de importar minério e celulose do Espírito Santo. Já no caso do petróleo, além do efeito coronavírus, ainda teve a "guerra dos preços" que chegou a fazer o preço do barril despencar ao negativo. Sem demanda, as indústrias capixabas precisaram reduzir a sua produção. 

Segundo o Coordenador de Estudos Econômicos do Instituto Jones, Antônio Ricardo Freislebem da Rocha, o Estado tem uma carteira de clientes globalizada e o resultado do PIB no primeiro trimestre de 2020 reflete sim o resultado da pandemia no mundo todo.

"No caso do minério, além do efeito Brumadinho (MG), ainda temos a diminuição da produção das minas de Minas Gerais. Com isso, a Vale está trazendo matéria prima de navio do Pará, o que é mais caro e demorado. E com a redução da demanda do mercado internacional, ela realizou a parada programada das usinas 3 e 7 de Tubarão", comenta. 

No primeiro trimestre deste ano - comparado ao mesmo período de 2019, o mal desempenho do PIB teve como principal componente a performance da indústria extrativa [minério, rochas e petróleo], que teve retração de 25,5%. Além dela, fabricação de celulose e produtos de papel (-32,2%), metalurgia (-5,3%) e fabricação de produtos minerais não metálicos (-3,3%) também tiveram mal desempenho.

O Espírito Santo também registrou, nos três primeiros meses do ano, queda no comércio exterior (-19,31% ante ao trimestre imediatamente anterior). As importações apresentaram redução de 25,79% e as exportações caíram 12,47%, no mesmo período.

A evolução do coronavírus para outros países, além da China, representa um prejuízo ainda maior para o Espírito Santo. Segundo dados do Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Estado do Espírito Santo (Sindiex), em 2019, o Estado exportou US$ 8,8 bilhões em produtos e mercadorias. Desse valor, vendeu US$ 1,05 bilhão apenas para países asiáticos (China, Japão, Coreia do Sul, Taiwan, Filipinas e Hong Kong).

A ordem é sempre a mesma para os países atingidos pela Covid-19. As medidas de isolamento social para conter o avanço da doença e não fazer o sistema de saúde colapsar faz com que as pessoas parem de trabalhar. Sem que elas trabalhem, não há produção e a oferta de produtos diminui. 

Sem sair de casa, o consumo reduz e as empresas não conseguem monetizar sua produção. Com o passar do tempo, a receita das empresas cai, mas as despesas – aluguel, salário dos funcionários, empréstimos bancários e outras dívidas – devem continuar sendo pagas.

O PIOR AINDA ESTÁ POR VIR

O resultado do PIB do Espírito Santo no primeiro trimestre de 2020 só não foi pior porque o comércio varejista ampliado teve bom desempenho, crescendo 4,4%, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Porém esse alívio deve ser revertido.

De acordo com Antônio Ricardo Freislebem da Rocha, o índice negativo eleva a preocupação para os próximos meses, uma vez que os resultados para o segundo trimestre tendem a ser ainda piores.

Aspas de citação

O primeiro trimestre mostra apenas parcialmente a extensão dos efeitos da pandemia do coronavírus, uma vez que as medidas para conter o avanço do vírus começaram em meados de março, último mês do primeiro trimestre

Antônio Ricardo Freislebem da Rocha
Coordenador de Estudos Econômicos do Instituto Jones dos Santos Neves 
Aspas de citação

O primeiro decreto para o fechamento do comércio do Estado ocorreu no dia 18 de março incluindo shoppings e academias. Depois, no dia 20 do mesmo mês, foi proibida a abertura das lojas de rua. O comércio de rua só voltou a abrir, de modo alternado, no dia 11 de maio. Já shoppings e academias apenas em 1º de junho.

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), José Lino Sepulcri, lembra ainda que apenas no mês de abril, primeiro mês completo após as restrições, os serviços prestados as famílias tiveram queda de 58% na comparação com o ano passado. Já o volume de vendas do comércio varejista restrito do Espírito Santo recuou -17,9%.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais