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Publicado em 22 de abril de 2024 às 10:32
O Procon de Vila Velha emitiu um alerta aos consumidores após postagens prometendo uma suposta indenização de R$ 30 mil da Serasa, em favor de consumidores cujos dados pessoais referentes a seus cadastros foram vazados, se popularizaram nas redes sociais. >
Trata-se, porém, de um golpe. Segundo o órgão, as publicações enganosas, que estão circulando na internet pelo menos desde janeiro deste ano, afirmam que o Ministério Público Federal (MPF) obrigou a Serasa a pagar essas indenizações como medida compensatória pelo vazamento de dados. São mais de 5.400 anúncios em redes sociais, direcionando os usuários para sites falsos idênticos ao do Serasa. >
Alguns consumidores chegam até mesmo a receber ligações solicitando não apenas o pagamento de uma taxa para ter direito à indenização, como também o fornecimento de dados pessoais para a confirmação e validação do cadastro.>
Embora denúncias ainda não tenham chegado ao Procon municipal, o órgão tomou conhecimento do golpe em contato com outros órgãos de defesa do consumidor. O alerta, conforme explica o superintendente do Procon de Vila Velha, George Alves, visa orientar a população antes que haja prejuízo. >
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Ele reforça que golpistas continuam fazendo mais e mais vítimas na internet a cada dia e que os consumidores precisam ter muita cautela diante de ofertas tentadoras. Nesse sentido, ele orienta a nunca fornecer dados pessoais por telefone e sempre verificar a autenticidade das informações.>
“É importante tomar cuidado. Ter que fazer um Pix para receber um benefício, por exemplo, é um grande indício de golpe. E, de fato, existe uma ação, o MPF realmente entrou com uma ação na Justiça, mas ainda está em fase de produção de provas, e isso demora. Não tem nada definido.”>
O golpe também foi apontado pela Serasa Experian, que informou, em nota, que notícias ou anúncios que mencionam suposta indenização são falsos e enganosos e servem apenas para confundir o consumidor, inclusive porque não existe nenhuma condenação nesse sentido contra a empresa.>
“A Serasa Experian verificou que a maioria foi veiculada pelos mesmos perfis, falsos, criados recentemente, muitos já inativos. Os consumidores devem ficar alertas para golpes e campanhas oportunistas que estão sendo realizadas sobre esse assunto na internet. Nenhuma indenização é devida.”>
Em relação à ação judicial referida, proposta em 2021, a Serasa Experian destacou que “já apresentou defesa e na ocasião demonstrou, de forma amplamente detalhada, a ausência de invasão nos seus sistemas ou de qualquer indício de que o suposto vazamento tivesse tido origem em suas bases de dados. Esses resultados foram também corroborados por respeitado instituto de perícias após extenso trabalho de análise e revisão, cujo parecer técnico foi entregue às autoridades competentes. Importante esclarecer que a ação judicial está em andamento e todos os pedidos liminares foram integralmente indeferidos pelo juízo respectivo do caso.”>
Diante do aumento das tentativas de fraudes, a Serasa destacou ainda que disponibiliza equipes e ferramentas para sanar dúvidas sobre serviços e suspeitas de fraudes e que mantém um site específico para denúncia de sites ou páginas falsas nas redes sociais.>
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