> >
Como as agências ajudam a elevar o poder das marcas no mercado

Como as agências ajudam a elevar o poder das marcas no mercado

Um posicionamento certeiro é capaz de transformar uma empresa e alavancar os negócios

Publicado em 10 de julho de 2020 às 16:57

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
As agências de publicidade são grandes parceiras no desenvolvimento dos negócios
As agências de publicidade são grandes parceiras no desenvolvimento dos negócios. (Freepik)

Por trás de uma empresa admirada tem um time de profissionais de peso que contribuem para o posicionamento certeiro do negócio. Segundo especialistas, a comunicação adequada para o público-alvo é uma das missões das agências de publicidade que se tornaram fundamentais para não só impulsionar as vendas, mas também para lapidar o poder das marcas.

"O papel de uma agência de publicidade é criar um posicionamento para a marca, torná-la conhecida, e desta forma alavancar os negócios. É pensar que ainda vale a máxima de fazer com que o seu cliente seja visto, mas é preciso que ele, mais do que visto, conquiste seu público, seja engajado e tenha propósito enquanto negócio", explica Adriana Chamas, diretora de atendimento da A4 Publicidade.

De acordo com a especialista, as agências são grandes aliadas para traçar as estratégias de conquista do público. "Marcas hoje em dia têm poder na medida em que constroem propósitos, têm de fato atitudes diante dos seus consumidores. E a agência de publicidade é a grande parceira da marca neste processo de construção de propósitos. Ela, junto ao cliente, pode ajudar a pensar e a traçar estratégias de mercado", observa Adriana.

A diretora de atendimento da A4 Publicidade destaca, Adriana Chamas, destaca que as agências são grandes parceiras no processo de construção de propósitos
A diretora de atendimento da A4 Publicidade, Adriana Chamas, destaca que as agências são grandes parceiras no processo de construção de propósitos. (Arquivo Pessoal)

Ao contrário do que muita gente pensa, o trabalho de uma agência não se resume a criar comerciais, ressalta Luiz Roberto Campos da Cunha, presidente da Danza. "É muito além disso. É criar a conexão entre marcas e consumidores, um vínculo que transcenda uma relação comercial para torná-la relevante, inesquecível e imprescindível na vida das pessoas", explica o especialista.

Para o CEO da holding de comunicação Beta Rede, Rimaldo de Sá, é de responsabilidade das agências participar da evolução e do desenvolvimento dos negócios dos clientes. É preciso, reforça ele, dar sentido às marcas por meio da comunicação. 

Aspas de citação

Seja ela em uma peça publicitária, uma ideia para o dia a dia ou um novo produto, a comunicação tem o poder de transformar negócios. E cabe às agências ser um parceiro que oferece este olhar e entregas ao cliente

Rimaldo de Sá
CEO da holding de comunicação Beta Rede
Aspas de citação

VISÃO AMPLIADA

Ainda segundo Rimaldo, não contar com o apoio de uma agência pode fazer com que as empresas não enxerguem o mundo e o mercado pelo olhar de fora da instituição. "Não ter uma agência parceira e comprometida pode limitar as marcas a encontrar soluções de comunicação dentro de uma bolha que é o dia a dia da empresa. Essa troca e a riqueza de repertório que uma agência traz para os negócios é um valor fundamental nos dias de hoje. Não usufruir desse diferencial seria um erro."

O CEO da holding de comunicação Beta Rede, Rimaldo de Sá, defende que é de responsabilidade das agências participar da evolução e do desenvolvimento dos negócios dos clientes
O CEO da holding de comunicação Beta Rede, Rimaldo de Sá, defende que é de responsabilidade das agências participar da evolução e do desenvolvimento dos negócios dos clientes. (Arquivo Pessoal)

Adriana Chamas faz a mesma ponderação e destaca que, sem uma visão ampla de mercado, as empresas serão míopes em relação a várias questões. Sem contar com uma agência, diz a diretora da A4, pode ser que as empresas não trabalhem com dados de pesquisa, o que na maioria das vezes as leva a tomarem decisões equivocadas e se posicionarem de forma amadora diante de um mercado cada vez mais concorrencial e profissional.

Aspas de citação

Trabalho de qualidade para ser executado necessita de pessoas capacitadas e com experiência. Então, não adianta a marca economizar na escolha de sua agência porque, provavelmente, seus resultados não serão tão bons

Adriana Chamas
Diretora de atendimento da A4 Publicidade
Aspas de citação

PARCERIA E CONFIANÇA

Para Luiz Roberto, uma agência de referência precisa estabelecer, desde o início, uma relação de parceria. De acordo com ele, essa confiança não se limita apenas ao cliente. É preciso dividir esse sentimento com outros profissionais que também fazem a roda girar.

Aspas de citação

Não podemos esquecer de veículos e fornecedores, que estão sempre ao lado das agências trabalhando por um mercado cada vez mais forte. E, obviamente, o mais importante: ter uma equipe que faça a diferença. E não falo apenas da criação, mas em todos os departamentos: mídia, planejamento, comercial, inteligência digital, produção. É a soma de todos esses talentos que ajuda a construir uma grande agência

Luiz Roberto Campos da Cunha
Presidente da Danza
Aspas de citação
Para Luiz Roberto Campos da Cunha, presidente da Danza, ao contrário do que muita gente pensa, o trabalho de uma agência não se resume a criar comerciais
Para Luiz Roberto Campos da Cunha, presidente da Danza, ao contrário do que muita gente pensa, o trabalho de uma agência não se resume a criar comerciais. (Arquivo Pessoal)

Este vídeo pode te interessar

Neste cenário da publicidade, Rimaldo de Sá ainda complementa que é fundamental as empresas manterem um diálogo aberto. "Estejam próximos de suas agências, debatam, questionem e participem. Estar na memória das pessoas é um desafio que exige esforço, dedicação e talento. Estando com um bom parceiro de comunicação essa caminhada será surpreendente, vencedora e transformadora para o seu negócio", finaliza.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais