> >
Comércio permanece fechado em 8 cidades do ES até 3 de maio

Comércio permanece fechado em 8 cidades do ES até 3 de maio

As atividades não essenciais estão proibidas de funcionar em seis municípios do Estado há mais de 36 dias e, em dois, a medida volta a valer na próxima segunda-feira, 27

Publicado em 25 de abril de 2020 às 17:02

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Vitória - ES - Coronavírus - Comércio fechado na avenida Jerônimo Monteiro, Centro.
Vitória - ES - Coronavírus - Comércio fechado na avenida Jerônimo Monteiro, Centro. (Vitor Jubini)

As atividades não essenciais estão proibidas de funcionar na região da Grande Vitória e em Alfredo Chaves há mais de 36 dias e continuarão assim até o próximo domingo (03), de acordo com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB). A medida restritiva visa diminuir o fluxo de pessoas nas ruas e, assim, conseguir amenizar a curva de contágio pelo novo coronavírus nas cidades com maior incidência da doença.

Em coletiva de imprensa na tarde deste sábado (25), o governador do Estado afirmou que, além dessas cidades, mais duas passaram a integrar o grupo de risco alto de contágio, por isso, irão adotar medidas mais restritivas para o comércio a partir da próxima segunda-feira (27). São elas Fundão e Bom Jesus do Norte.

primeiro decreto estadual para o fechamento de atividades não essenciais foi publicado pelo governo capixaba no dia 20 de abril. Desde então foram publicados mais dois decretos, sendo que o último flexibilizou a retomada de atividades não essenciais para 72 cidades com menor grau de risco de contágio. Já shopping e academias estão proibidos de funcionar em todo o Estado desde o dia 18 de março.

Desde o dia 18 de abril, a abertura dos comércios passou a estar condicionada ao nível de risco do município onde estão inseridos. Ou seja, quanto mais alto o índice de contágio a cada 100 mil habitantes, mais restritivas são as medidas que incidem sobre as lojas.

As medidas qualificadas de prevenção à disseminação do coronavírus são estabelecidas em portaria da Sesa e têm validade até a próximo domingo (03), quando será realizada uma nova atualização do Mapa de Gestão de Risco, o que pode mudar a classificação dos municípios. 

Aspas de citação

Até o dia 3 de maio, o comércio nas cidades de alto risco continuam do mesmo jeito que está funcionando hoje, nos municípios da Grande Vitória, Alfredo Chaves, Fundão e Bom Jesus do Norte. A partir do dia 4 de maio, nós estamos incorporando o novo número de leitos do Estado, o que permitirá que possamos mudar esse dado na matriz de risco. Então, nós teremos condições, com um protocolo muito rigoroso, de reabrir as atividades econômicas nesses municípios que, nesta semana, continuarão fechadas

Renato Casagrande
Governador do Espírito Santo
Aspas de citação

Ainda de acordo com Casagrande, mesmo com a volta do funcionamento, o conceito de isolamento social se manterá e ele deve ser acima de 50%. "É importante que mantenhamos esse conceito de isolamento e da não interação. Todo mundo está vendo, a cada dia, o número de pessoas morrendo e contagiadas aumentando. O que pedimos é para que as pessoas possam adotar todos os tipos de barreiras. A máscara é fundamental para evitar a transmissão do vírus", afirmou o governador.

Por isso, a abertura do comércio, a partir do dia 4 de maio, será em dois turnos de 6 horas cada um (um das 10h às 16h e outro das 13h às 19h), para não ter pressão no transporte coletivo. Todos os demais protocolos adotados devem ser seguidos, como controle na entrada no comércio (1 pessoa por cada 10m²), distanciamento do cliente, atendente e servidores.

Casagrande afirmou ainda que, se for necessário, o fechamento pode voltar a ocorrer. Esse controle será feito com base no mapa de risco e na necessidades do Estado. Já a abertura das academias está sendo conversada com o setor, mas por enquanto elas permanecem sem data para retornar.

Municípios em que as atividades não essências estão proibidas de abrir:

  • Alfredo Chaves
  • Bom Jesus do Norte
  • Cariacica
  • Fundão
  • Serra
  • Viana
  • Vila Velha
  • Vitória

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais