Veja as últimas medidas do governo do ES contra o coronavírus

Governador vai falar sobre as decisões de combate à pandemia neste sábado (25); assista à transmissão e confira os principais assuntos abordados dentro de instantes

Publicado em 25/04/2020 às 13h01
Atualizado em 25/04/2020 às 16h47

14:11

Mais leitos para tratamento da Covid

O Estado inicia na próxima semana a segunda fase de abertura de leitos.  Na primeira fase, foram reservados 184 leitos de UTI, exclusivos para atendimento de doentes com Covid. Até o final de abril serão disponibilizados 350 leitos de UTI e 460 leitos de enfermaria para tratamento de pacientes com coronavírus. 


14:04

Percentual de leitos ocupados

No novo formato da matriz de risco que será adotado pelo Estado a partir da próxima semana, será considerado o  porcentual de leitos ocupados, essa porcentagem ainda será definida na próxima semana. 


14:00

Crescimento acelerado do contágio

"No mês de maio teremos um crescimento acelerado do número de infectados. Esse crescimento vai ter um comportamento de pico e pode passar a recuperação. Mas ao chegar o inverno,  e  com a  retomada das atividades, pode ter outras ondas. Vamos precisar redesenhar a estratégia que era para o primeiro momento", alerta o   secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes.


13:58

3º Estado do país a diagnosticar a Covid

"Fomos o 3º Estado a diagnosticar a Covid-19. Estados que demoraram, já colapsaram. Projetamos que teríamos a primeira curva de crescimento da segunda quinzena de abril a segunda quinzena de maio", afirma o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes. 


13:55

Espírito Santo aguarda novos testes

O Estado ainda aguarda a chegada de 50 mil que viriam da China para o Espírito Santo. Além disso, foram comprados 30 mil testes do Paraná.


13:51

Comércio funciona em dois turnos

"O conceito de isolamento social se mantém. Por isso que a abertura do comércio (a partir do dia 04/05) vem com protocolos rigorosos, dois turnos de 6 horas cada um ( das 10h às 16h  e das 13h às 19h), para não ter pressão no transporte coletivo. Todos os demais protocolos adotados devem ser seguidos, como controle na entrada no comércio (1 pessoa a 10m²), distanciamento do cliente, atendente e servidores", reforça o governador do Estado Renato Casagrande. 


13:45

Testes em pacientes com mais de 45 anos

A partir da próxima semana começam os testes para inquérito otológico em 27 municípios capixabas. O teste será feitos nos domicílios. Aproximadamente 42 mil teste serão feitos no total. Estaremos publicando hoje um protocolo de testes ampliados para pacientes com mais de 45 anos que apresentem febre ou comorbidade. 


13:43

Academias permanecem fechadas

As academias no Estado, que estão fechadas há mais de um mês, devem  permanecem fechadas até o próximo domingo, dia 03 de maio. 


13:41

Testes em todos os profissionais da Saúde

Todos os trabalhadores da área de Saúde serão testados, segundo protocolo do Estado. Qualquer profissional que apresente um sistema gripal é afastado e após 4 ou 8 dias e é garantida a testagem. "O número grande de infectados de profissionais da saúde é porque incorpora esses profissionais. Um número grande de profissionais da saúde testados", afirma o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes. 


13:39

Chegada ao momento mais crítico

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes diz que é preciso "radicalizar o isolamento". É preciso evitar aglomerações, fluxo no transporte público. Estamos chegando em maio, que é o momento mais crítico do processo"


13:35

Liberação de espaço no Jayme dos Santos Neves

O hospital dos servidores, na Cidade Alta, no Centro de Vitória, será utilizado para os serviços de Ortopedia, para liberar o hospital Jayme dos Santos Neves, na Serra,  para tratamento dos casos de Covid-19. 


13:32

Pico de contágio em maio

"Entrando no mês de maio, a primeira onda que pode estar chegando ao topo (pico de contágio). Mas é possível que tenhamos  outras ondas da doença. Enquanto não estiver vacina, tratamento, vamos viver esses momentos que temos que administrar. O importante é manter esse conceito do isolamento e só sair quando for essencial", afirma o governado dor Espírito Santo, Renato Casagrande. 


13:28

Comércio fechado em mais cidades

Nas cidades que foram classificadas como alto risco, Fundão e Bom Jesus do Norte,  ficam com o comércio fechado até o dia 03 de maio. Assim como os municípios da Grande Vitória e em Alfredo Chaves, onde já vigorava a proibição de funcionamento. 


13:26

Incidência da doença aumenta no ES

O novo mapa de risco, que  é atualizado semanalmente, leva em consideração o número de casos confirmados de coronavírus.  (incidência). Acima e abaixo da média capixaba. Coeficiente de incidência da doença no ES que era de 23/100 mil habitantes na semana passada passou a ser de 39/100 mil habitantes. 


13:24

Risco alto em Fundão e Bom Jesus do Norte

Além dos municípios da Grande Vitória e Alfredo Chaves, Fundão e Bom Jesus do Norte  também passam a ser classificados como risco alto.


13:07

Novos municípios com risco alto

"Apresentamos o novo mapa de risco que ficou de ser atualizado semanalmente. Ele leva em consideração o número de casos confirmados de coronavírus (incidência). Acima e abaixo da média capixaba. Coeficiente do ES: 39/100 mil habitantes. Na semana passada era 23/100 mil.  É o parâmetro que temos usado para a matriz de risco atual. E Fundão e Bom Jesus do Norte entraram no risco alto. Então, agora, além da Grande Vitória e Alfredo Chaves, Fundão e Bom Jesus do Norte entraram no risco alto. 6 já é risco alto. Fundão tem 14, então incidem as medidas do risco alto. 

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.