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Publicado em 14 de abril de 2024 às 08:23
A capixaba Emanuelly Dalman, de 27 anos, trabalhava na área administrativa de um mercado quando, em 2021, foi demitida e ficou desempregada. Enquanto tentava se recolocar no mercado de trabalho, ela aceitou a sugestão do marido de ficar à frente do e-commerce que ele tinha montado como segundo negócio durante a pandemia. Seria algo temporário. Porém, a loja on-line de cosméticos, com produtos de beleza para cabelos, corpo e rosto, passou a bombar tanto que foi preciso arrumar mais espaço para o estoque. O que antes cabia na metade de um guarda-roupa, hoje já ocupa um galpão. Tudo para atender o sucesso que a Ema Cosméticos faz atualmente na Shopee, uma das principais plataformas de comércio eletrônico do mundo.>
Emanuelly Dalman
EmpreendedoraTamanho sucesso ainda hoje surpreende Emanuelly. Ela admite que, mesmo após ser demitida, não pensava em ser empreendedora. O objetivo inicial era buscar um novo emprego.>
"Meu marido começou a vender cosméticos e eletrônicos pela internet na pandemia para complementar a renda e para ocupar o tempo. Quando fiquei sem emprego, ele me incentivou a ficar à frente da loja. Aceitei pensando em ficar até arrumar outro serviço. Tanto é que continuei mandando currículos. Já meu irmão assumiu a venda dos eletrônicos. No fundo, eu não queria trabalhar por conta própria. Mas não imaginava que a empresa cresceria tanto", conta.>
O crescimento passou a fazer o espaço no guarda-roupas ficar pequeno para o estoque. Ela e o irmão, então, alugaram uma casa em Vila Velha para armazenar os produtos. O irmão morava no segundo andar e o primeiro era destinado para a empresa. Quando os cosméticos começaram a ocupar também o segundo andar do prédio, foi preciso partir para outro local: uma loja que funcionava como galpão. Tudo isso em menos de um ano. Nessa época, eles contrataram a primeira funcionária.>
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"Demorei a ver que era uma empresa que tinha potencial de crescimento. Toda vez que expandíamos, eu ficava receosa", admite Emanuelly.>
A empreendedora conta como foi o crescimento da Ema Cosméticos na Shopee. À medida que viu as vendas aumentarem, ela se inscreveu em um programa de gerenciamento oferecido pela plataforma e teve a loja selecionada. "Fiz tudo o que foi recomendado e ganhei um gerente fixo", lembra.>
As vendas aumentaram em mais de 20 vezes. A empresa passou por algumas expansões para atender os pedidos, feitos 100% pelo marketplace. Segundo Emanuelly, a maioria dos seus clientes são do Rio de Janeiro, de São Paulo e Minas Gerais. E o produto carro-chefe é um tônico para cabelos, além de kits de xampu. >
Com o crescimento, foi necessário transferir o estoque para um galpão em Cariacica, maior e com espaço para a entrada de caminhão. Mais nove meses se passaram, e o volume de produtos não cabia mais no local. Assim, partiram para um novo passo: a compra de um terreno para a construção de outro galpão, ainda em Cariacica. A nova área passou a ser utilizada pela empresa no início deste ano.>
Com a loja no marketplace, Emanuelly conseguiu comprar um carro, ajudou a mãe a morar em um lugar melhor e também fez algumas cirurgias de que precisava, investindo em saúde e qualidade de vida. Atualmente, o irmão mais novo e a mãe ajudam a empreendedora nas atividades diárias da loja. >
“É muito recompensador saber que conseguimos transformar a vida da minha família e das funcionárias da empresa com a venda dos cosméticos na Shopee. Tudo foi fruto das minhas vendas na plataforma”, avalia.>
A Ema Cosméticos conta, no momento, com 10 funcionárias, sendo a maioria amigas de infância de Emanuelly que já são mães. Para a empreendedora, trata-se de uma valorização para todas que, muitas vezes, criam seus filhos sozinhas e trabalham para manter o sustento da casa. >
Emanuelly Dalman
Empreendedora
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