> >
Bolsonaro sanciona lei que aumenta prazo de incentivos fiscais no ES

Bolsonaro sanciona lei que aumenta prazo de incentivos fiscais no ES

Benefício para setores atacadista e de comércio exterior, que havia sido aprovado pelo Congresso Nacional no início do mês, contribui para manutenção de postos de trabalho

Publicado em 28 de outubro de 2021 às 11:06

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Vista aérea de navio carregado de contêineres no TVV, no complexo do Porto de Vitória
Vista aérea de navio carregado de contêineres no TVV, no complexo do Porto de Vitória: comércio exterior tem prazo maior de incentivo fiscal no ES. (Thiago Có/Log-In Divulgação)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou o projeto que prorroga incentivos fiscais para os setores atacadista e de comércio exterior. A medida, que já havia sido aprovada pelo Congresso Nacional no início do mês, visava a corrigir uma distinção que havia na concessão do benefício, com prazos diferentes por segmentos. A prorrogação, conforme previsão de representantes das áreas alcançadas, deve contribuir para a manutenção de 55 mil postos de trabalho no Espírito Santo

A sanção foi publicada nesta quarta-feira (27) no Diário Oficial da União. O novo texto muda a convalidação de incentivos fiscais, aprovado em 2017, que garantiu 15 anos de benefícios para a indústria, oito anos para empresas do comércio exterior e cinco para o setor atacadista.

Com a nova lei, todos os segmentos passam a ter o mesmo prazo para usufruir do benefício, que vai se estender até 2032. Se não fosse por essa iniciativa, no próximo ano, a área atacadista, por exemplo, já perderia o incentivo - o Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) reduzido. 

Relator do projeto de lei complementar 5/21 na Câmara Federal, que agora se tornou a lei 186/21, o deputado Da Vitória ressaltou a relevância para a economia capixaba. 

"A sanção do projeto é de extrema importância para o Espírito Santo, pois garante a manutenção de cerca de 55 mil empregos somente no setor atacadista e distribuidor. Ele representa mais empregos e menos impostos. Para se ter uma ideia, somente em ICMS o segmento arrecadará neste ano R$ 2 bilhões para os cofres do Estado. O relatório que construímos na Câmara, aprovado também no Senado e sancionado, foi construído em diálogo com os governadores, parlamentares e entidades empresariais para dar condições ao comércio de retomada econômica neste período pós-pandemia."

Quando o projeto foi aprovado pela Câmara, Idalberto Moro, presidente do Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Espírito Santo (Sincades), mostrava-se otimista com a perspectiva de prorrogação do incentivo e ressaltou os indicadores do segmento para demonstrar a importância de ter um prazo maior de benefício. 

Nas projeções, ele disse que o Espírito Santo deve fechar 2021 com 1,5 mil empresas - quantidade 25% superior à de 2020 - e cerca de 55 mil empregos, diretos e indiretos. A previsão de faturamento e arrecadação de ICMS também é maior. Moro afirmou que, além da manutenção dos negócios e dos empregos, a prorrogação vai possibilitar novos investimentos.

Na ocasião, o presidente do Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Espírito Santo (Sindiex), Sidemar Acosta, também acreditava na prorrogação, de 2025 para 2032, dos incentivos para o setor. Em sua avaliação, com o rearranjo, as empresas podem ter um olhar para os próximos 10 anos, em vez de uma perspectiva de curto prazo.

Bolsonaro sanciona lei que aumenta prazo de incentivos fiscais no ES

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais