> >
Black Friday: como evitar a compra por impulso

Black Friday: como evitar a compra por impulso

Saiba como evitar a compra por impulso neste período de fim de ano, quando as promoções são constantes

Publicado em 28 de novembro de 2019 às 20:46

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Black Friday. (Arquivo)

Em tempos de Black Friday é comum que muitas pessoas que acabam comprando por impulso e depois percebem que, de fato, não precisam dos produtos adquiridos. A psicóloga e comentarista da Rádio CBN VitóriaAdriana Muller deu algumas dicas no programa CBN Cotidiano desta quinta-feira (28).

Segundo Adriana, nesses momentos de muitas promoções as pessoas geralmente são movidas pela emoção do consumismo. Além disso, são envolvidas pelas estratégias de marketing feitas pelas empresas para convencer, em especial, as pessoas que têm dúvidas sobre a compra.

Para conseguir superar o impulso é preciso ter uma autorregulação, que é a capacidade de controlar nossos impulsos emocionais por meio da razão. Uma habilidade que podemos desenvolver. Adriana dá quatro dicas que podem ajudar nesse controle pessoal.

  • 01

    Lista

    Faça uma lista do que você precisa antes de entrar no site ou loja que você pretende comprar o produto, isso pode te ajudar a comprar apenas o que você realmente precisa.

  • 02

    Calcule

    Planeje e saia com um valor pré-definido para não gastar mais do que pode ou precisa, isso serve para compras no dinheiro, mas também no cartão. Crie seu próprio limite.

  • 03

    Pesquise

    Pesquisar pode te ajudar a não ser enganado pelas falsas promoções.

  • 04

    Pense

    Na dúvida, saia daquele ambiente de vendas, seja ele digital ou físico, converse com alguém, que não seja tão impulsivo quanto você e veja se de fato aquela compra é urgente e necessária.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais